Salsicha de Morteau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Salsichas de Morteau no fumeiro.
Salsichas de Morteau.

A salsicha de Morteau, também conhecida como Belle de Morteau, é uma salsicha defumada tradicional, originária da região francesa de Morteau, no departamento de Doubs, Franco-Condado. É uma salsicha crua com um sabor muito forte e muito compacta, o que a faz faz ideal para cozer. Produz-se no campo e nas montanhas do Jura (em Doubs), a uma altitude superior a 600m.  A cidade de Morteau está no centro desta indústria artesanal.

A salsicha de Morteau é elaborada usando porco do Condado de Franco. Nesta região montanhosa, os animais se ceban à maneira tradicional. Ademais, para poder usar a etiqueta Saucisse de Morteau, a salsicha deve defumar-se durante pelo menos 48 h, com serradura de conífera e juniperus dentro do tuyé.  Trata-se de salas piramidais cujo extremo superior é feito com uma lareira para favorecer a ventilação. Os tuyés actuais reproduzem, a maior escala, as grandes lareiras tradicionais dos fumeiros do Condado de Franco. No entanto, a salsicha não se coze, já que a combustão é muito lenta e se produz dentro de uma forte corrente de ar.

Estas salsichas são garantidas por uma Denominação de Origem, que indica a sua qualidade, origem e método de elaboração como especialidade regional francesa. A autêntica salsicha de Morteau leva um pequeno taco de madeira, que fecha uma das suas extremidades, além de uma etiqueta de metal.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]