Sceliphron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaSceliphron
Sceliphron caementarium
Sceliphron caementarium
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Subordem: Apocrita
Família: Sphecidae
Género: Sceliphron
Klug, 1801
Espécies
Ver texto

Sceliphron é um género de himenópteros da familia Sphecidae. Está distribuído por todo o mundo, excepto nas regiões polares.

Biologia[editar | editar código-fonte]

São solitários e usam barro para construir ninhos, por regra em zonas sombrias, por vezes mesmo no interior de portas e janelas; a construção cabe à fêmea, que pode construir uma célula por dia. O barro é transportado do seu local de origem até ao ninho através de dezenas de viagens da fêmea.

As fêmeas adicionam novas células ao ninho uma por uma, à medida que as já construídas vão sendo fornecidas com presas (aranhas paralisadas para alimentar as larvas). Cada célula de barro contém um ovo, podendo as fêmeas pôr em média 15 ovos durante a sua vida.[1]

Vários parasitas atacam esses ninhos, como as vespa-cuco da família Chrysididae, que põem os seus ovos nos ninhos da Sceliphron, sendo tanto a larva ou o ovo desta como a aranha devorados pela larva da vespa-cuco.

Como em outros géneros de insectos, muitas espécies são tropicais. As mais comuns nas zonas temperadas são S. caementarium, S. sprifex e S. curvatum.

Como outras vespas solitárias, as Sceliphron não são agressivas para o homem se não forem atacadas. São consideradas benéficas devido ao seu controle da população de aranhas, embora as próprias aranhas também possam ser úteis no controle de outras pragas. Espécies como a Sceliphron curvatum são invasoras em algumas partes de Europa, onde se tem observado um rápido incremento da sua distribuição nos últimos anos.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Sceliphron Klug 1801

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies