Senja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Localização de Senja
As povoações na ilha concentram-se na costa

Senja (em Lapão: Sážža) é a segunda maior ilha da Noruega em área, atrás de Hinnøya. Fica na linha costeira do condado de Troms, sendo Finnsnes a cidade mais próxima. Está ligada ao continente mediante a ponte Gisund. Tem 1586,3 km²[1] e em 2008 contava 7782 habitantes. Senja está localizada em uma faixa de transição entre as culturas norueguesa e lapã.

Na ilha fica o Parque Nacional de Ånderdalen, algumas comunidades pesqueiras tradicionais e o maior troll do mundo; Senja Trollet (o Troll de Senja). O município de Tranøy, no sul da ilha, conta com vários pequenos museus que documentam a história local.

As montanhosas costas norte e oeste não estão protegidas do mar aberto; nelas se alojam algumas aldeias piscatórias (como Gryllefjord ou Husøy), podendo encontrar-se também algumas terras baixas. As costas este e sul são de clima mais temperado e montanhas mais suaves, bosques, rios e algumas terras agrícolas.

A Senja já se chamou a "Noruega em miniatura", pela diversidade de paisagens da ilha que reflectem a natureza da Noruega. As comunas de Senja são Lenvik (parte da qual no continente), Berg, Torsken, e Tranøy.

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 20 de maio de 2009. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2014 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Senja