Serviço Nacional de Memória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Serviço Nacional de Memória (inglês:National Service of Remembrance) é realizado todos os anos no Domingo de recordação no Cenotáfio (Londres) em Whitehall, Londres. Ele comemora "a contribuição de militares britânicos e da Commonwealth e mulheres militares nas duas Guerras Mundiais e conflitos posteriores".[1] O serviço tem suas origens na década de 1920 e pouco mudou de formato desde então.

Para abrir a cerimônia, uma seleção de airs nacionais e músicas solenes representando cada uma das nações do Reino Unido são tocadas por bandas e gaitas. Um breve serviço religioso é realizado com um silêncio de dois minutos começando quando o Big Ben toca às 11h. Depois disso, as coroas são colocadas pelo monarca e membros da família real, políticos seniores representando seus respectivos partidos políticos e altos comissários da Comunidade das Nações. Após um breve serviço religioso, uma marcha de centenas de veteranos passa pelo cenotáfio.

É realizado no segundo domingo de novembro, o mais próximo de 11 de novembro, Dia do Armistício,[nota 1] aniversário do fim das hostilidades na Primeira Guerra Mundial às 11h em 1918. A cerimônia foi transmitida nacionalmente pela BBC no rádio desde 1928 e foi transmitido pela primeira vez pela BBC Television Service em 1937.[2]

Notas

  1. Essas duas declarações são, de fato, as mesmas: o segundo domingo é sempre entre 8 e 14 de novembro inclusive, então o segundo domingo não está a mais de três dias de 11 de novembro e, portanto, sempre o domingo mais próximo de 11 de novembro.

Referências

  1. «Remembrance Sunday». Department for Culture Media and Sport. Consultado em 10 de novembro de 2010 
  2. «The Cenotaph on Screen». Radio Times. 5 de novembro de 1937