Sheldon Lewis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sheldon Lewis
(1921)
Nascimento 20 de abril de 1868
Filadélfia, Pensilvânia, EUA
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americana
Morte 7 de maio de 1958
São Gabriel, Califórnia, EUA
Ocupação ator
Atividade 1914-1936
Cônjuge Virginia Pearson
IMDb: (inglês)

Sheldon Lewis (20 de abril de 1868 - 7 de maio de 1958) foi um ator de cinema estadunidense que iniciou sua carreira na era do cinema mudo, tornou-se mais conhecido por seus papéis antagonistas e atuou em 93 filmes entre 1914 e 1936.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Filadélfia, Pensilvânia, e seu primeiro papel foi em The Ticket-of-Leave Man, em 1914, pela Pathé. Lewis notabilizou-se por interpretar personagens vilões característicos da temática serial, tais como The Clutching Hand, The Iron Claw e The Hidden Hand.

Sheldon Lewis em Dr. Jekyll and Mr. Hyde (1920) Motion Picture News, 10 de abril de 1920, p. 3319

Em seu segundo filme, o seriado The Exploits of Elaine, de 1914, Lewis personificou o vilão The Clutching Hand, que é considerado a “primeira ameaça desconhecida”, o “vilão não identificável pelo público”, que caracterizaria tantos seriados posteriores, personificando nesse seriado o ininigo do detetive Craig Kennedy, herói que voltaria a aparecer em outros filmes. O mesmo The Clutching Hand voltaria a aparecer em um seriado posterior, The Amazing Exploits of the Clutching Hand, de 1936, também enfrentando Craig Kennedy, porém já sob interpretação de outro ator.

No seriado de 1916, The Iron Claw, Sheldon personificaria The Iron Claw, que não tem uma das mãos, vilão caricato típico da temática serial. No seriado seguinte de Sheldon, The Hidden Hand, em 1917, o vilão seria The Hidden Hand, personagem que tem a mão direita coberta por uma garra.

Os seriados de Lewis The Exploits of Elaine (1914), The Iron Claw (1916) e The Hidden Hand figuram entre os primeiros seriados estadunidenses.

Na maioria das vezes atuando em papéis de vilão, entre seus filmes mais conhecidos estão Dr. Jekyll and Mr. Hyde, em 1920, em que interpretou os personagens título,[2] Orphans of the Storm, de D. W. Griffith, em 1921, e Don Juan, em 1926, em que trabalhou não creditado. Seu último filme foi The Cattle Thief, em 1936, ao lado de Ken Maynard.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Foi casado com a atriz Virginia Pearson até sua morte.[3] Faleceu em São Gabriel, Califórnia, e foi sepultado no Pierce Brothers Valhalla Memorial Park.[4]

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]

Sheldon Lewis no seriado Tarzan the Tiger (1929)
Cartaz do filme Dr. Jekyll and Mr. Hyde (1920), com Sheldon Lewis

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sheldon Lewis