Shower (malabarismo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A animação mostra uma versão de 3 bolas. A notação siteswap para padrões de shower é (2n-1)1, em que 'n' é o número de objetos manipulados (ou seja, '31' para 2 bolas, '51' para 3 bolas, '71' para 4 bolas, etc.)

No Malabarismo de arremesso, o shower é um padrão de malabarismo para 3 ou mais objetos, mais comumente bolas ou beanbags, em que os objetos são lançados em um movimento circular.

As bolas (ou outro objeto) são lançadas para o alto de uma mão para a outra, enquanto a outra mão passa a bola de volta horizontalmente. "No padrão do shower, cada bola é lançada em um arco alto da mão direita para a esquerda (ou vice-versa) e depois rapidamente passada com um lançamento baixo da esquerda para a mão direita (ou vice-versa)."[1] Ao inverter constantemente a direção, o padrão box pode ser formado.

Existem dois tipos diferentes de shower: shower síncrono, em que as duas mãos jogam a bola ao mesmo tempo, e o shower assíncrono. O half-shower se assemelha ao shower padrão, mas possui sitewap 3.

Este padrão de malabarismo é considerado "uma das melhores de todas as rotinas para fortalecer e melhorar a agilidade e a coordenação geral".[2] Uma variante do shower ou distorção da forma do half-shower, a Estátua da Liberdade (siteswap 3)[3], envolve uma mão acima da cabeça.[2]

Dificuldade[editar | editar código-fonte]


Caminhos percorridos nos padrões shower[4] e half-shower.

Uma atração do padrão shower é que ele não muda com o aumento do número de adereços. "Os adereços seguem uns aos outros em círculos."[2] O padrão de quatro bolas é exatamente igual ao padrão de três bolas, exceto que as bolas são lançadas mais alto ou mais rápido. Isso é diferente de um padrão cascata para números ímpares de adereços, que devem ser manipulados como uma fonte se outro adereço for adicionado (somando um número par de objetos).


Diagrama de escada para o shower assíncrono (51) e síncrono (4x,2x)

O shower mais fácil é o shower de duas bolas, que muitas pessoas costumam também considerar, equivocadamente, como um padrão de malabarismo. Solicitada a demonstrar malabarismo com dois objetos, uma pessoa comum provavelmente jogará um para o alto, passará pelo outro e pegará o primeiro com a outra mão. Executado continuamente, este é um shower de duas bolas. No entanto, este shower de dois objetos não é definida como malabarismo de arremesso, que é mais comumente definido como a manipulação de mais objetos do que o número de mãos que fazem a manipulação. Um shower de três bolas é significativamente mais difícil para um iniciante do que uma cascata de três bolas, devido à altura, velocidade e assimetria dos dois arremessos. No entanto, uma vez dominado, é fácil executá-lo por longos períodos ou combiná-lo com outros truques. "O shower é mais complicado do que a cascata, mas algumas pessoas acham que o movimento vem naturalmente para elas."[2]

Referências

  1. Crego, Robert (2003). Sports and Games of the 18th and 19th Centuries, p.19. ISBN 9780313316104.
  2. a b c d Darbyshire, Lydia; ed. (1993). Juggling, p.14. Siddall, Jeremy; illustrations. Courage. ISBN 1-56138-224-8.
  3. Crego, Robert (2003). Sports and Games of the 18th and 19th Centuries, p.19. ISBN 9780313316104.
  4. Beek, Peter J. and Lewbel, Arthur (1995). "The Science of Juggling Arquivado em 2016-03-04 no Wayback Machine", Scientific American.