Sidi al-Mandri II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sidi al-Mandri II
Nascimento 1460
Morte 1537
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Almendarim.

Sidi Al-Mandri II, Mohamed el Mandari, Almenderim, Almendarim ou Almandarim (c. 1460 - c. 1537, Tetuão?) Alcaide de Tetuão e de Targa, figura da luta muçulmana contra as instalações dos cristãos em Marrocos.

Almendarim era neto (ou sobrinho segundo outras fontes) do arquitecto, refundador, e alcaide da mesma vila de Tetuão Abou Hassan ben ali el Mandari.

O nome de Almendarim refere-se nas crónicas portuguesas, a este alcaide, mas também a seu avô ou tio.

Inimigo dos portugueses[editar | editar código-fonte]

A maioria das crónicas portuguesas que falam de Marrocos durante essa época falam muito deste "famoso" alcaide, que confundem com seu avô, a maior parte do tempo associado ao alcaide de Xexuão, Barraxe, como se pode vêr nos artigos sobre os capitães ou governadores de Arzila, de Tânger, de Azamor, etc.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Em 1510, Sidi Al-Mandri II casa-se com a filha de Mulei Ali Ibn Rachid (Cide Alé Barraxe), Sayda el Hora. Certos autores pensam que esta última reinou com seu marido sobre Tetuão. Quando Almendarim morre, em 1537, a sua mulher sucede-lhe.

Estes alcaides, ao contrário do Rei de Fez Mulei Xeque que tinha feito pazes com os portugueses, eram os maiores inimigos destes últimos, até que Mulei Mafamede sucede a seu pai, em 1504. A partir de então é como aliados muçulmanos que combatem os cristãos.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Anais de Arzila, crónica inédita do século XVI, por Bernardo Rodrigues, Tomo I (1508-1525). Academia das sciências de Lisboa. Coimbra - Imprensa da Universidade-1915;
  • David Lopes: História de Arzila. Coimbra, imprensa da universidade, 1924-1925
  • Pedro de Mariz : Diálogos de Vária História. Em coimbra, Na Officina de António de Mariz. MDLXXXXVIII (1598)
  • Abdelkader el-Afiya: Amirat al-Jabal, Al-Hurra bent Ali ibn Rachid – Imprimerie Annour – Tétouan, 1989


Precedido por
Sidi Al-Mandri
Alcaide de Tetuão
1494-1537?
Sucedido por
Sayda el Hora