Simão da Sicília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Simão da Sicília
Conde da Sicília
Reinado 1101 - 1105
Antecessor(a) Rogério I da Sicília
Sucessor(a) Rogério II da Sicília
Dinastia Altavila
Nome completo Simão de Altavilla
Nascimento 1093
Morte 1105
Pai Rogério I da Sicília
Mãe Adelaide del Vasto

Simão da Sicília (1093 – 1105) chamado também de Simon de Hauteville em francês ou Simone D'Altavilla, em italiano, foi o filho mais velho e sucessor de Rogério I da Sicília, o Grande Conde, conde da Sicília, e de Adelaide del Vasto, que lhe servia como regente. O cronista Alexandre de Telese relata um incidente que aconteceu durante a infância de Simão e seu irmão, Rogério II da Sicília:

Crianças ainda, eles estavam brincando com um jogo de moedas que era um de seus favoritos, mas acabaram brigando. Enquanto eles lutavam, cada um contando com um grupo de rapazes que haviam se reunido em torno deles, o mais jovem, Rogério, foi o vencedor. Como resultado, ele zombou de seu irmão Simão, dizendo: "Seria muito melhor que eu tivesse honra de ter o poder triunfante depois da morte do nosso pai ao invés de você. No entanto, quando eu for capaz disso eu farei de você um bispo ou mesmo o Papa, em Roma - a que você está muito mais adequado.

Simão era jovem quando ascendeu ao condado, em 1101, porém morreu apenas quatro anos depois, em 1105. Sua morte permitiu que seu irmão, Rogério II , que seria rei da Sicília, sucedê-lo.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Norwich, John Julius, The Normans in the South (1016-1130), Longmans: London, 1967
  • Norwich, John Julius, The Kingdom in the Sun (1130-1194), Longmans: London, 1970
  • Houben, Hubert, Roger II of Sicily, Cambridge University Press, 2002
  • Heraldry of the Royal Families of Europe, Jiri Louda & Michael Maclagan, Clarkson N. Potter Inc Publishers, 1ª Edição, New York, 1981, tabela 124.

Precedido por
Rogério I
(conde)
Rei da Sicília
11011105
Sucedido por
Rogério II
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.