Sinapomorfia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sinapomorfia (do grego sýnapsis - ação de juntar + morphě - forma) em biologia, é quando uma novidade evolutiva (apomorfia) ou uma mudança no estado de caráter, surge e se mantém ao longo da evolução de um determinado clado, permitindo a sua identificação, diferenciação e classificação taxonômica.

Conceituação técnica[editar | editar código-fonte]

Sinapomorfia, para a Biologia, são caracteres homólogos apomórficos compartilhados por dois ou mais táxons. É a situação que se observa quando dois táxons apresentam o mesmo caractere, e este representa uma forma derivada apomórfica frente a outra ancestral plesiomórfica. Analogamente, chama-se simplesiomorfia a um caráter homólogo compartilhado por um ou mais táxons, quando este é plesiomórfico (estado de caráter ancestral). Apenas as sinapomorfias constituem argumentos válidos em favor da monofilia do grupo de táxons que as compartilha. As sinapomorfias se constituem, assim, no fundamento para a classificação filogenética (baseada no parentesco) dos seres vivos.

Os caracteres com que se descrevem os grupos parafiléticos, definidos pela exclusão de um grupo holofilético de outro maior, são as simplesiomorfias. O termo, introduzido por Hennig, está no centro da metodologia da análise filogenética. Assim sendo, as sinapomorfias são a base para a formação dos grupos monofiléticos formados com um embasamento evolutivo. Quando os grupos não são unidos por sinapomorfias, como no caso dos peixes, que abrangem vários clados separados e não unidos por apomorfias, chamamos esses grupo de não monofiléticos (não respeitando a relação de parentesco evolutiva e não sendo um grupo filogenético com embasamento evolutivo), podendo ser chamado de parafilético ou polifilético.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Holmes, Edward C.; Page, Roderick D. M. (14 de julho de 2009). Molecular Evolution: A Phylogenetic Approach. [S.l.]: John Wiley & Sons. ISBN 978-1-4443-1336-9 
  • Concise Encyclopedia Biology. Tubingen, DEU: Walter de Gruyter. 1996 
  • Briggs, Derek; Eisen, Jonathan; Goldstein, David; Patel, Nipam; Barton, Nicholas (2007). «Phylogenetic Reconstruction». Evolution. [S.l.]: Cold Spring Harbor Laboratory Press 


Ícone de esboço Este artigo sobre evolução é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.