Smiljan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.

Smiljan (pronunciado [smî̞ʎan]) é um vilarejo na região montanhosa de Lika ocidental na Croácia[1]. Está localizado a 6 km a noroeste de Gospić e a 15 km da auto-estrada Zagreb-Split; Sua população é 418 habitantes (dados de 2011). Smiljan é famoso por ser o lugar de nascimento do cientista Nikola Tesla.[2]

É constituída por dezoito aldeias espalhadas (Baćinac, Bogdanic, Covina, Colina Colina, Drazic, Kolakovic, Kovacevici, Ljutača, Milkovic Varos, Miljac, Miskulin Hill, Podkrčmar, Rasovača, Rosulje, Smiljan, Smiljansko Polje e Vaganac).

O recurso de Smiljan é ficado situado na parte central da planície de Velebit-Lika, na borda ocidental do campo no pé da colina Licko Krcmar. É constituída por doze aldeias que faz a unidade espacial e funcional.

Nos arredores estão Hill-forts Bogdanić, Smiljan e Krčmar, túmulos pré-históricos, as igrejas de St. Anastasia, São Marcos e São Vitus. Começou seu nome do fort Smiljan que as ruínas estão situadas no monte Vekavac

  1. «Croácia». Wikipédia, a enciclopédia livre. 25 de março de 2017 
  2. «Nikola Tesla». Wikipédia, a enciclopédia livre. 16 de abril de 2017