Sociedade Filarmónica Olhalvense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Símbolo da Sociedade Filarmónica Olhalvense
Grupo de Teatro da SFO
Sociedade Filarmónica Olhalvense

A Sociedade Filarmónica Olhalvense é umas das mais antigas colectividades do Concelho de Alenquer, oficialmente fundada em 30 de Novembro de 1918, a SFO conta com uma história rica em actividades culturais e desportivas que ao longo de 90 anos de existência têm feito de Olhalvo palco de grandes acontecimentos culturais e desportivos. Nos dias de hoje conta com mais de meio milhar de associados e diversas actividades que contribuem para fazer desta colectividade uma das mais dinâmicas da região.

A Banda Filarmónica, a qual está presente desde a fundação da SFO sendo mesmo a Banda Filarmónica a razão para a sua fundação, contando hoje com mais de 60 músicos na sua grande maioria jovens da freguesia mas também com jovens de freguesias vizinhas e dirigida pelo maestro Edgar Rafael Quintela Nogueira. Incluída na Banda está também a Escola de Música da SFO que conta com mais de meia centena de alunos, com diversos professores e instrumentos. A SFO conta também com o Rancho Folclórico e Etnográfico com 30 anos de actividade e que hoje conta com o grupo infantil e adulto.

Na historia da Sociedade filarmónica Olhalvense está também o desporto, o futebol e também o Hoquei em Patins que foi durante alguns anos o desporto rei na SFO, contando com várias dezenas de atletas federados, foi no entanto extinto em 2000. O Nucleo de BTT da SFO marca também presença no campo das actividades desportivas da região, desde 1994 em actividade conta já no currículo a organização de diverso passeios de BTT.

A Sociedade filarmónica Olhalvense é também sinónimo de festa e diversão, sendo conhecida na região Oeste também pelas suas matinés ao domingo à tarde, já com cerca de 30 anos de matinés e com grandes tardes de convívio que ficam sem duvida na memória de muitos Olhalvenses, actualmente esta actividade está parada devido a certos problemas, mas que possivelmente serão resolvidos e voltará a haver as grandes tardes de casa cheia na SFO.

Banda da Sociedade Filarmónica Olhalvense

Ao longo destes 100 anos de historia e particularmente no últimos 30 anos a SFO tem trazido a Olhalvo grandes nomes da Música Nacional como: Delfins, Despe e Siga, Quinta do Bill, Sitiados, entre outros, e mais recentemente Tony Carreira (2006). Sinónimo de Sociedade Filarmónica Olhalvense é também o Carnaval do Zé Povinho, sem dúvida um dos mais Portugueses e mais bonitos carnavais da região, que com o Corso pelas ruas de Olhalvo e os Bailes e Matinés na SFO fazem a festa durante 5 dias de muita folia!

Compete também à Sociedade Filarmónica Olhalvense a organização (de 3 em 3 anos) da Festa de Olhalvo.

Em novembro de 2018 celebrou-se o centenário da Sociedade Filarmónica Olhalvense com a presença do Senhor Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

Principais Atividades[editar | editar código-fonte]

  • Banda Filarmónica e Escola de Música
  • Rancho Folclórico e Etnográfico
  • Grupo de Teatro
  • Núcleo de BTT
  • Escola de Ballet e Dança Moderna

Ver Também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sociedade Filarmónica Olhalvense