Softswitch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Softswitch é um dispositivo de Redes de Telecomunicações que conecta inteiramente ligações de uma linha telefônica para outra. Esse serviço era feito antigamente por hardwares.

O Softswitch é tipicamente usado para controlar conexões no ponto de junção entre circuitos e pacotes de redes. Entretanto, a tecnologia moderna deu preferência para decompor esse dispositivo em um "call agent" e um "media gateway".

O "call agent" cuida das funções como cobrança, roteamento de ligações, sinalização, serviços de ligação entre outros. Um "call agent" pode controlar vários "Media Gateways" diferentes em áreas geograficamente dispersos por um link TCP/IP.

O "media gateway" conecta diferentes tipos de ligações digitais para criar um caminho para a mídia (voz e dados) na ligação. Pode-se ter interfaces para conectar as tradicionais redes PSTN como portas DS1 ou DS3 (no caso de redes não Estadunidenses E1 ou STM1), pode-se ter interfaces para conectar redes ATM e IP em um moderno sistema que tem interfaces Ethernets para conectar ligações VoIP. O "Call Agent" construirá o "Media Gateway" para conectar mídias entre essas interfaces para conectar a ligação - tudo transparente para os usuários finais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Softswitch

Ligações externas[editar | editar código-fonte]