Sơn Đoòng

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Son Doong)
Ir para: navegação, pesquisa
Sơn Đoòng
Gruta de Sơn Đoòng
Gruta de Sơn Đoòng
Geologia Calcário
Localização Quảng Bình,  Vietnã
Profundidade 150 m
Comprimento 9000 m
Descoberta 1991
Sơn Đoòng está localizado em: Vietnã
Sơn Đoòng
Coordenadas 17° 27' 25" N 106° 17' 15" E


Sơn Đoòng é uma caverna localizada na província de Quảng Bình, no Vietnã, 500 km a sul de Hanói, perto da fronteira Laos-Vietname. Situa-se no Parque Nacional de Phong Nha-Kẻ Bàng, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2003.

A maior destas cavernas tem 200 metros de altura e 150 metros de largura, e a outra possui 150 metros de altura e 130 metros de largura. Existem diversos critérios para medir o tamanho de uma caverna, e neste caso foi levado em conta a amplitude da sala.

Em abril de 2009, a existência de uma grande caverna de 6,5 km, com uma largura preliminar de 150 m, foi revelada ao público no Parque Nacional Vietnamita Phong Nha-Ke Bang.

A gruta de Sơn Đoòng foi encontrada em fevereiro de 2009 quando um grupo de cientistas britânicos da Associação Britânica de Investigação de Grutas, dirigida pelo casal Howard e Limbert Deb, organizava uma visita em Phong Nha-Ke Bang marcada para de 10 a 14 de abril de 2009. Um homem local tinha descoberto a caverna em 1991, mas não se recordava da maneira de chegar ao local. De finais de março a 14 de abril de 2009, ajudou os exploradores a cruzar o bosque de 10 km para aceder à entrada da caverna.

Em 1991, um pastor da zona encontrou-a, mas, receoso do estranho silvo que provinha do interior, manteve em segredo a sua localização. Foi usada como refúgio dos bombardeamentos na Guerra do Vietname. A primeira expedição para descobrir os segredos da gruta foi feita em 2009 por Howard e Deb Limbert que, no entanto, encontraram uma enorme parede de calcite que os impediu de continuar. Segundo os espeleólogos, a gruta é difícil de encontrar por estar completamente coberta de vegetação.

A revista National Geographic enviou depois uma equipa para cartografar a gruta em 2010 e o fotógrafo Carsten Peter conseguiu magníficas fotos que foram publicadas em janeiro de 2011.[1]

Geologia[editar | editar código-fonte]

Este lugar, que faz parte das 20 novas cavidades identificadas pelo grupo de exploradores britânicos, é considerado como a maior gruta do mundo.[2] [3] No total há pelo menos 150 grutas no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang.[4]

Em principio, os espeleólogos britânicos asseguraram que a gruta só tinha 150 metros de comprimento e 91 m de largura, mas as novas expedições mostraram que o espaço tem pelo menos 4,5 km e chega aos 140 metros de altura em algumas partes. Durante as visitas, as equipas encontraram estalagmites de mais de 70 metros de altura. A maior sala de Sơn Đoòng tem mais de 5 km de comprimento, 200 metros de altura e 150 metros de largura.

Com estas dimensões enormes, Sơn Đoòng supera a caverna Deer do parque nacional de Gunung Mulu na Malásia, tomando o título de "maior caverna do mundo". O rio subterrâneo que flui na caverna desanimou os exploradores de ir mais além, pois puderam apenas considerar o comprimento da caverna utilizando a luz de lanternas. Estão previstas mais explorações num futuro próximo, reservadas a cientistas. A gruta não é visitável a turistas.

Referências

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Sơn Đoòng
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Vietnã / Vietname é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.