Sonicação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sonicação é o procedimento que utiliza a energia das ondas sonoras, mais comumente o ultra-som, aplicado sobre determinados sistemas químicos.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Nos laboratórios, a sonicação é geralmente aplicada através de um sonicador - um recipiente de água pelo qual se transmitem as ondas sonoras. Dependendo da potência deste, podem alcançar-se altas temperaturas.

Aplicação


Para utilização em diversas áreas e aplicações destacamos as seguintes:

Aplicação Química: A cavitação acústica acelera reações químicas e físicas, sínteses químicas catalisando reações organometálicas, micro-encapsulação. O ultra-som tem ampla utilidade nesta área e em geral proporciona alto nível de eficiência.

Aplicação Industrial: Com o auxilio de acessórios específicos pode-se utilizar a sonicação em processos contínuos ou no processamento de grandes volumes. Usado na industria de tintas e pigmentos na dispersão de tinturas. Nas industrias de Biotecnologia, cerâmica química e farmacêutica a sonicação é utilizada na produção de emulsões, vatalisação de reações, extração de componentes e redução do tamanho de partículas.

Aplicação Farmacêutica: Usado nos departamentos de controle analítico e qualitativo nos departamentos de pesquisa e desenvolvimento na mistura e desgaseificação de amostras e testes de dissolução. “Liposomes” e ou emulsões são facilmente formadas por micro encapsulação na produção de cremes e loções.

Fáceis de romper:

Escherichia coli, Células sanguineas, Vírus do mosaico do fumo, Pseudomonas e Protozoários.

Difíceis de romper:

Streptococcus haemolyticus, Staphylococcus aureus, Lactobacillus sp, Micobacterium sp e Cabeça de espermatozóides.

[1]

Aplicação[editar | editar código-fonte]

A sonicação auxilia no processo de agitação das partículas contidas neste recipiente, pode ser usada para acelerar a dissolução de determinadas substâncias em um solvente, provê a energia necessária para que uma reação química ocorra e, em aplicações biológicas, pode arrebentar ou desativar vários materiais orgânicos.

Também é capaz de soltar facilmente partículas aderidas às paredes do recipiente como também em objetos de vidro, metais (sem solda), dentre outros, que são mergulhados no sonicador, ou seja, freqüentemente é utilizada para remover a sujeira dos materiais presentes nos laboratórios.


Veja um exemplo de funcionamento: Sonicador de ponteira

Ver também[editar | editar código-fonte]

Sonicador Ultrassônico

Referências