Sorok Sorokov (movimento)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Andrey Kormukhin em 2019

O movimento Sorok Sorokov (em russo: Движение «Сорок Сороков») é um movimento social russo que se posiciona como uma plataforma unificadora para pessoas de fé ortodoxa com uma posição cívica ativa[1]. Criado em 1º de junho de 2013 pelo compositor Andrey Kormukhin e pelo atleta Vladimir Nosov[2] . Segundo declarações de representantes do próprio MSS, feitas por ocasião de seu biénio, em junho de 2015, o movimento era composto por 10.000 pessoas[3] .

A ideia de criar o "Sorok sorokov" explica-se, segundo Andrey Kormukhin, pelo desejo de superar "a crise de consciência, quando a Ortodoxia é considerada algo periférico à vida do país (Rússia)". Para isso, ele considera importante não limitar suas atividades a questões de igreja.

A tarefa mais importante que o movimento se propõe é a proteção da construção de igrejas ortodoxas. Outros projetos do movimento incluem ajuda humanitária aos residentes de Donbass, trabalho social em orfanatos, ajuda a sem-abrigos e prisioneiros, organização de torneios desportivos e participação nos mesmos.

Os eventos no parque Torfyanka de Moscovo e os protestos contra o filme "Matilda" trouxeram grande popularidade ao movimento.

As atividades dos "Sorok sorokov" são marcadas pelos diplomas do Governo municipal de Moscovo e da Igreja Ortodoxa Russa[4], pela atenção pessoal do Patriarca Cirilo e é acompanhada por respostas contraditórias, incluindo algumas fortemente negativas: os críticos dizem que tem havido casos repetidos de ações violentas por parte de membros do movimento.

Referências