Spam blog

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um spam blog, algumas vezes referido pelo neologismo splog,[1]  é um blog cujo autor utiliza para promover websites afiliados, com o objetivo de aumentar a incidência destes sites em provedores de pesquisa ou então simplesmente vender publicidade.

O propósito de um splog pode ser aumentar o PageRank ou os hyperlinks direcionados a websites afiliados, o de artificialmente inflar impressões de publicidade comercial para visitantes, e/ou usar o blog como um catálogo de links para vender links ou conseguir novos sites indexados. Spam blogs normalmente são um tipo de scraper sites, cujo conteúdo é muitas vezes inautêntico ou meramente roubado de outros websites. Esses blogs normalmente contém um grande número de links associados com o criador do splog, que são muitas vezes websites de baixa reputação ou ainda, inúteis.

Existe uma confusão frequente entre os termos "splog" e "spam em blogs". Os splogs são blogs onde seus artigos são falsos, que são criados apenas para spam em provedores de pesquisa. Já spam em blogs, mutualmente, é incluir comentários aleátorios em blogs de postadores inocentes, onde os spammers aproveitam a vantagem da habilidade de um site de permitir visitantes a postar comentários que permitem links. De fato, um dos primeiros usos do termo "splog" referia-se a spam em blogs.[2]

Os splogs são por vezes usados em conjunto com outras técnicas de spam, incluindo os spings.

História[editar | editar código-fonte]

O termo splog se popularizou por volta da metade de agosto de 2005 quando foi utilizado publicamente por Mark Cuban[3] [4] , porém esse termo foi utilizado para descrever os spam blogs há tempos, pelo menos 2003.[2] Ele se desenvolveu de múltiplos linkblogs que estavam tentando influenciar provedores de pesquisa e outros a produzir Bombas do Google baseadas em qualquer palavra presente no dicionário. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Wired 14.09: Spam + Blogs = Trouble. Splogs are the latest thing in online scams.». www.wired.com. Consultado em 2015-10-08. 
  2. a b «The Problem with Blogs by Glenn Franxman at HackerMojo.com». www.hackermojo.com. Consultado em 2015-10-08. 
  3. «Are 'splogs' ruining the blogs? - CNET». CNET. Consultado em 2015-10-08. 
  4. «A splog here, a splog there, pretty soon it ads up… and we all lose | blog maverick». Consultado em 2015-10-08. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.