Saltar para o conteúdo

Sphynx: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
<ref>http://www.ospaparazzi.com.br/pet/sphynx-7506.html</ref>
{{Sem-fontes||{{subst:maio de 2013}}}}
{{Wikificação|data=abril de 2013}}
{| border=1 cellspacing=0 align="right" cellpadding=1
{| border=1 cellspacing=0 align="right" cellpadding=1
|- align=center bgcolor=silver
|- align=center bgcolor=silver

Revisão das 21h34min de 10 de julho de 2013

[1]

Sphynx

Gato sphynx ou pelado canadense

País de origem
 Canadá
Padrões da raça (links externos)

Origem e História da raça

A raça Sphynx, também chamada de Gato Pelado Canadense, é muito parecido com o Gato Pelado Mexicano que é uma raça considerada extinta atualmente. Em 1966 surgiu o primeiro Sphynx, um gato doméstico deu a luz a um gatinho sem pelos no Canadá. A mutação que ocasionou o surgimento de gatos sem pelos é natural e comum em diversos países.

Os Sphynx são gatos desprovidos de pelos (hairless) e possuem características físicas bem diferentes dos demais felinos, é dona de uma personalidade que se parece mais com a de um cachorro que à de um gato. A pele do Sphynx é suave ao tato e sua temperatura interna é mais alta que em outras raças.

Mesmo com esta temperatura mais elevada, é sensível ao frio e adora se esquentar em tudo que pode ser usado como cobertor. Muito dependente do dono, o Sphynx é muito carinhoso e se derrete todo quando recebe mimos e carinhos. O Sphynx possui comportamento extremamente carinhoso e adora ser o centro das atenções. São capazes de fazerem "gracinhas" para seu entretenimento e as vezes são completamente desajeitados. A raça Sphynx é considerada rara e exótica.

De corpo longo, o Sphynx possui ossatura fina e bem musculosa e de cauda longa. A cabeça não é redonda nem cuneiforme, alarga-se até os olhos e daí para cima apresenta-se com a forma de um bloco retangular. Seus olhos dourados estão localizados para trás e ligeiramente inclinados. As orelhas estão inseridas na base maior e superior da cabeça, são grandes e ligeiramente arredondadas nas pontas.

A característica da pele do Sphynx é formada por rugas, até mesmo na cabeça. Os gatinhos apresentam-se cobertos por uma pelagem muito fina que, no adulto, só pode ser observada nas extremidades. Pelos curtos e finos são assemelhados com um veludo e, ao tato, como "musgo" e cobrem a face, e são maiores atrás das orelhas e mais duros ao redor do nariz e da boca.

Os últimos centímetros da cauda podem ser cobertos de pelos finos e dobrados como uma "cauda de leão". Os testículos dos machos são cobertos por uma espessa camada de pelo, maiores que em qualquer parte do corpo. Gatos da raça Sphynx podem apresentar qualquer colorido mas, no caso de uma só cor, deve apresentar-se uniforme e distribuída pelo dorso e partes externas, tornando-se mais clara no ventre e nas partes internas das patas.

O exotismo do Sphynx se dá pela ausência de pelos, que exige cuidados e uma atenção maior do dono. Como a pele tem muita oleosidade, necessita de uma limpeza diária com lenços umedecidos, alem de banhos semanais. No Brasil, existem poucos criadores da raça Sphynx e um filhote custa em média R$ 3 mil, já esterilizados.

Aparência

Quem os vê pela primeira vez chega a assustar, pois o padrão de felinos (gatinhos) que as pessoas tem não condiz com o visual que os Sphynx apresentam, o Spynx é um gato de corpo musculado de aparência fina mas de ossatura forte.

  • Cabeça – Angulosa de forma triangular com a fronte plana e com rugas, maçãs do rosto bem salientes.
  • Nariz – Largo, curto e com stop bem definido ( o nariz direito é penalizado nesta raça ).
  • Olhos – Grandes em forma de limão, um pouco oblíquos, bem espaçados, e com um olhar muito expressivo.
  • Todas as cores são admitidas.
  • Orelhas – Grandes, quanto maiores melhor, bem afastadas e largas na base, com os bordos arredondados.
  • Patas - Devem ser longas, finas e musculosas, com os pés ovais de dedos longos, com almofadas bem espessas.
  • Pele – O mais nua possível, com uma textura que lembra a camurça ou a pele do pêssego, quente ao toque e muito agradável de acariciar, deve conservar rugas no pescoço, peito e patas.
  • Só são admitidos pelos na base das orelhas, nariz, ponta da cauda e testículos. (A falta de rugas também é penalizada em exposições.) Todas as cores e padrões são admitidos.
  • Ventre – Cheio e redondo, como depois de uma refeição farta.
  • Cauda – Longa e afilada.
  • Temperatura do corpo é em torno de 39ºC (Ser Humano é de 36ºC), dando a impressão de que estão com febre.

Por não possuir pelos, essa raça é muito procurada por pessoas desinformadas que acham que pelos provocam alergia, quando na realidade o fator causador encontra-se nas descamações da pele dos animais. Portanto, deve-se deixar claro que esta raça não é hipoalérgenica.

Comportamento

O Sphynx é um gato muito afetuoso até possessivo, muito agarrado ao seu dono, tipo "chiclete-no-sapato", gosta muito de ser mimado. É um gato vivo sociável, muito inteligente, enérgico, muito brincalhão e nunca agressivo. Quando o dono chega a casa procura imediatamente a sua companhia e recebe-o com grandes demonstrações de carinho e muita brincadeira. O comportamento destes animais são admiráveis chegando a eleger um dono ao qual se dedicará até o fim de suas vidas. A ausência de bigodes, os tornam muito desajeitados as vezes não conseguindo subir em lugares altos, desequilibrando facilmente. De acordo com o standard francês, o sphynx é macaco, cão, criança e gato misturados. Ou seja, gostam de acrobacias, sao leais e seguem os humanos para todo o lado de cauda levantada e felizes da vida, estão sempre a pedir atenção por parte dos donos e, finalmente, são gatos.

Cuidados

O Sphynx, como todos os gatos, é capaz de fazer a sua própria higiene, mas devido às suas características necessita de alguns cuidados extras para a sua higiene. Como a sua pele por falta de pêlo não elimina a gordura, deve ser limpo com um pouco de leite de toillete para bebé, toalhetes sem álcool ou lenços umedecidos, uma vez por semana. Deve-se observar que loções adstringentes limpam de fato a oleosidade da pele mas sem o devido cuidado pode haver o ressecamento da pele do animal gerando uma escamação anormal ou em casos mais graves até feridas... Banho, uma vez por mês com um xampu neutro. Este procedimento além de tonificar e facilitar a circulação evita problemas de pele (dermatoses). Cuidado com o sol direto pois a sua pele como é nua bronzeia com muita facilidade podendo ocorrer queimaduras solares. Alguns criadores passam protetor solar nos animais mas, como os protetores são em sua maioria gordurosos, a oleosidade da pele pode aumentar visivelmente multiplicando exponencialmente os cuidados... Os canais lacrimais devem ser limpos com uma loção (Optrex) ou soro fisiológico, pois produzem uma geleia acastanhada. Orelhas, devem ser limpas uma vez por semana pois criam um cerùmen castanho, uso normalmente Otoclean que ajuda a evitar problemas com otites. Limpar também as patas assim como as almofadas retirando corpos estranhos e cortar regularmente as unhas com alicates próprios para o efeito.

Alimentação

Deve ser usada uma alimentação a base de croquetes, topo de gama rica em calorias pois o Sphynx precisa de uma alimentação forte devido a perda de calor pela sua pele nua. Ter sempre água limpa e fresca a sua disposição. Todos os gatinhos devem ser desparasitados uma vez por mês até aos 6 meses, depois de 6 em 6 meses na fase adulta. Desparasitar sempre antes do rappel das vacinas que deve ser feito todos os anos.


Fontes:

http://www.zarcka.com

http://www.portalsaofrancisco.com.br

http://www.dasesfinges.com