São Marcos (Donatello)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Marcos (Donatello)
Apresentação
Tipo
Fundação
entre e
Criador
Material
Patrocinador
Arte dei Linaioli e Rigattieri (d)
Altura
2,48 m
Estatuto patrimonial
Herança nacional italiana (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

São Marcos é uma estátua de mármore, da autoria de Donatello. Tem aproximadamente 2,35 metros de altura, e está em exposição no museu da Igreja de Orsanmichele, de Florença, Itália. Originalmente, a estátua estava situada em um nicho exterior da igreja, onde atualmente está uma cópia.

Donatello foi encomendado pela guilda dos tecelões de linho, para completar três peças para o projeto. São Marcos foi a primeira de suas contribuições. O nicho em si não era a mão de Donatello, mas criado provavelmente por dois pedreiros nomeados Perfetto di Giovanni e Albizzo di Pietro.

A escultura[editar | editar código-fonte]

A escultura de São Marcos de Donatello é notável pelo seu detalhe e o seu realismo, dois pontos principais que provam as habilidades do artista. As veias da mão esquerda de São Marcos são visíveis como ele segura um texto sobre o seu quadril. O contraposto pose, ou pose natural, é usado com São Marcos de Donatello. O santo tem mais peso na perna direita, o seu joelho esquerdo está dobrado e seu tronco é ligeiramente torcido. O estilo é muito mais naturalista do que a simetria e a natureza realista da arte desde a Idade das Trevas. A escultura de Donatello também difere de obras medievais da maneira em que cortinas são usadas, mais especificamente na figura de São Marcos, é revelado por drapeados realistas do linho.

Proporções[editar | editar código-fonte]

De acordo com Vasari, em "As Vidas dos Artistas", escrito 140 anos após a conclusão de São Marcos, a guilda originalmente teria rejeitado a escultura porque parecia pouco natural quando configurada no nível da rua. Isto foi devido aos ajustes de proporção feitas para o seu lugar de descanso final no nicho, bem acima do nível da rua. A cabeça e o tronco foram feitas maiores, já estariam mais longe do espectador.

Donatello prometeu fazer ajustes, então ele cobriu a estátua com um pano, definiu a estátua no nicho acima da rua, e sem tocar a estátua por 15 dias, mais uma vez revelou para a guilda. Com a sua localização acima do espectador, as proporções pareciam perfeitas e guilda aceitou a estátua.[1]

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • USAD - Guia de Recursos Art
  • http://www.bluffton.edu/~sullivanm/orsanmichele/orsanmichele.html
  • Giorgio Vasari, As Vidas dos Artistas , 1550

Referências

Nos primeiros páginas de Irving Stone A Agonia eo Êxtase Michelang