Túath

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o povo mitológico, veja Tuatha Dé Danann.

Túath (plural Túatha) era uma subdivisão administrativa do sistema irlandês medieval inferior a um reino. A palavra é originária do irlandês antigo e é muitas vezes traduzida como "povo" ou "nação". Ela é aparentado com a tud ( pessoas ) dos galeses e bretões, com o toudo galego , e com o þeudō ( que significa "vernacular" ou "do povo") dos germânicos.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Túath se refere tanto a um território geográfico como as pessoas que viviam nesse território.[1] Em irlandês moderno é escrito tuath , sem acento, e significa campo.

Em termos irlandeses antigos, um Clan era calculado em cerca de trinta pessoas por habitação. A trícha cét (trinta centenas), era uma área que compreende uma centena de habitações ou, aproximadamente, três mil pessoas. O Túath consistia em uma série de trícha cét aliados e, portanto, se refere a pelo menos 6.000 pessoas. Provavelmente, o número de habitantes mais preciso para um Túath seria nada menos do que 9.000 pessoas.[2]

A organização do Túath estava assentada em grande parte dentro das leis de Brehon , as leis irlandesas escritas no Século VII, também conhecida como os Fénechas .

A estrutura social da antiga cultura irlandesa era baseada no conceito de fine (plural finte), ou grupo familiar. Todos do finte descendem de um ancestral comum pelo menos a quatro gerações, compreendia uma unidade social conhecido como dearbhfhine (plural dearbhfhinte) baseada na Patrilinearidade. Os Túatha são freqüentemente descritos como pequenos reinos. Devido à natureza político complexa e em constante mudança na Irlanda antiga e medieval, os Túatha podiam se tornar pequenos reinos soberanos com suas próprias leis, ou se transformavam em áreas ligadas por lealdade a reinos maiores, como Connacht ou Ulaid, dependendo do poder e da influência das dinastias em determinado momento.

Exemplos históricos[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. The Royal Irish Academy (1990). Dictionary of the Irish Language. Antrim, N.Ireland: Greystone Press. p. 612. ISBN 0901714291.
  2. Myles Dillon (1994). Early Irish Literature. Blackrock, Dublin, Ireland: Four Courts Press. xiv. ISBN 1851821775
Ícone de esboço Este artigo sobre a República da Irlanda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.