Túnel da baía de Jiaozhou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Túnel da baía de Jiaozhou é um túnel rodoviário submarino localizado em Shandong, no leste da China. Ele fica na baía de Kiauchau, conectando o distrito de Huangdao com a cidade de Qingdao (mapa do túnel).[1] Tem 9,47 quilômetros de extensão incluindo um trecho que se localiza abaixo do nível do mar.[2] Começou a ser construído em 27 de dezembro de 2006[3] e foi aberto à comunidade em 1 de julho de 2011, dois meses depois do previsto. Foi aberto no mesmo dia em que ficou pronta a ponte Qingdao Haiwan, considerada no momento a maior ponte do mundo sobre o mar segundo o Guinness World Records.[4][5]

Referências

  1. «Qingdao bridge sets world record». China Economic Net [S.l.: s.n.] 1 July 2011. Consultado em 1 de julho de 2011. 
  2. Xie Chuanjiao; Dai Yan (1 de julho de 2011). «Qindao bridge sets world record» (em inglês). China Daily. Consultado em 1 de julho de 2011. «Thursday also saw the opening of the nation's longest undersea tunnel, also linking downtown Qingdao to Huangdao. The 9.47-km tunnel provides a fast link between the two areas.» 
  3. «List». 
  4. Staff writers (30 June 2011). «A marathon span: China opens world's longest bridge over water». MSNBC [S.l.: s.n.] Consultado em 1 de julho de 2011. 
  5. «Jiaozhou Bay Connection Project».  includes maps and diagrams.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da República Popular da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.