Saltar para o conteúdo

Tableless: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 13: Linha 13:
* A maioria dos editores [[WYSIWYG]] que surgiram entre os anos 90 até 2005 encorajavam o uso de muitas tabelas o que permitiu que muitas aplicações até hoje gerem htmls fora do padrão da [[W3C]].
* A maioria dos editores [[WYSIWYG]] que surgiram entre os anos 90 até 2005 encorajavam o uso de muitas tabelas o que permitiu que muitas aplicações até hoje gerem htmls fora do padrão da [[W3C]].
* Aplicativos que renderizam padrões antigos de páginas (anteriores ao HTML4) podem não renderizar corretamente páginas tableless.
* Aplicativos que renderizam padrões antigos de páginas (anteriores ao HTML4) podem não renderizar corretamente páginas tableless.
* Não funciona direito com o mpdf


==Criticas==
==Criticas==

Revisão das 16h48min de 5 de novembro de 2012

Tableless é uma forma de desenvolvimento de sites que não utiliza tabelas para disposição de conteúdo na página sugerido pela W3C [1], pois defende que os códigos HTML deveriam ser usados para o propósito que foram criados, sendo que tabelas foram criadas para exibir dados tabulares. Para a disposição da página o recomendado seria usar CSS.

Para desenvolver um site usando tabelas muitas ferramentas e desenvolvedores abusam de recursos como criar tabelas com células possuindo elementos com Gifs com um único pixel transparente apenas para manter a célula visível e forçar o layout da página ficar visualmente elegante, porém o código torna-se totalmente incoerente se comparado com o conteúdo do site. A W3C também não desaprova o uso de tabelas, desde que elas sejam utilizadas para tabular dados e não para formatar layout. Muitos navegadores travam ou exibem incorretamente formatações usando tabelas.[2].

Vantagens

  • Adotar este padrão de desenvolvimento também facilita a separação da camada de apresentação da aplicação para o arquivo de estilo (CSS).
  • Diminuição de Banda. Os navegadores modernos cacheam arquivos css e javascripts, se a maneira que o site será visualizado é guardado em um css (padrão tableless) então o arquivo será cacheado após o primeiro acesso e todos os acessos seguintes não carregarão este arquivo, carregarão apenas o conteúdo (texto) do site. Quando se usa tabela, a apresentação das tabelas (tags como tr e td,gifs vazios, atributos como cellspacing e border) são carregados todas as vezes que o usuário acesar o site.[3]

[4].

  • Manutenção. Estando o estilo separado do arquivo html, facilita quando o desenvolvedor deseja mudar algo relacionado ao conteúdo, pois o conteúdo do site deixa de ficar oculto dentro de tabelas e subtabelas para estarem dentro de divs (caixas de conteúdo) que não trazem nenhuma informação de aparência. Caso ele deseje alterar o estilo, basta ir no arquivo CSS e não precisará procurá-lo entre códigos e conteúdos que não tem relação com a aparência e apresentação do site.

Desvantagens

  • Para desenvolver usando o padrão tableless é necessário um aprofundamento muito maior em renderização de páginas HTML, tags HTML, CSS e DOM.
  • A maioria dos editores WYSIWYG que surgiram entre os anos 90 até 2005 encorajavam o uso de muitas tabelas o que permitiu que muitas aplicações até hoje gerem htmls fora do padrão da W3C.
  • Aplicativos que renderizam padrões antigos de páginas (anteriores ao HTML4) podem não renderizar corretamente páginas tableless.
  • Não funciona direito com o mpdf

Criticas

  • Em geral os argumentos em favor do Tableless e vantagens apresentadas não são fruto do não uso de tabelas em si, mas sim vantagens advindas da criação e do uso do CSS.
  • Adeptos do layout com tabelas também se beneficiam de todos os novos recursos do CSS moderno e argumentam que práticas como o uso de gifs para posicionar textos tinham como objetivo superar limitações tecnológicas de uma época sem CSS, e, são obsoletas hoje com o uso do CSS.
  • Os atributos de tabelas como cellspacing e border também foram modernizados e agora são configurados via CSS.
  • O layout sem tabelas antes da criação do CSS também era confuso, pesado e fazia uso de truques para superar limitações. O CSS é quem muda isso e não o tableless em si.
  • Muitos layouts modernos feitos com tabelas são mais leves que layouts semelhantes feitos em tableless. O mesmo resultado atingido com técnicas tableless pesadas como a da faux column, que usa uma imagem no fundo de um DIV para criar colunas falsas, pode ser reproduzida de modo muito mais ágil e leve com o simples uso de uma tabela.

Ver também

Referências

Ligações externas