Tai hsuan-an

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde janeiro de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Tai Hsuan-an (戴宣安, em pinyin: Dài Xuān'Ān) (China, 1950) é um designer, arquiteto e artista plástico brasileiro, nascido na China.[1]

Mudou-se para o Brasil em 1965, quando ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Forma-se Arquiteto em 1976 e em 1977 muda-se para Goiás, ingressando no corpo docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Goiás (atual Pontifícia Universidade Católica de Goiás).

É famoso por suas aves, tendo sido convidado para representar aves brasileiras em livros de zoologia. Em 1993 ganha o prêmio Margaret Mee por suas representações botânicas. Foi responsável pelo logotipo da Caixego, paineis em Palmas e em Goiânia. Ganhador do prêmio da III Bienal Nacional de Artes do Estado de Goiás.

Tai geralmente produz obras figurativas, mesclando o orientalismo com temas tipicamente brasileiros. Ele se inspira na realidade para compor, buscando detalhes, mas a essência de suas obras se distanciam do realismo e se aproximam mais à um lirismo único. Ainda assim, Tai não se determina em conceitos, assim como em toda sua trajetória, gosta de experimentar e transita entre vários estilos e técnicas. Tai é hoje um dos principais artistas contemporâneos de Goiás e se prepara para sua próxima grande exposição em 2017.

Atualmente leciona para o curso de Design da UCG. No Brasil, é um dos poucos especialistas na área da Biônica aplicada ao design e arquitetura. No livro "Sementes do cerrado e design contemporâneo" propõe uma analise e metodologia para o desenvolvimento de projeto de produto.

Autor dos livros:

  • Ideogramas e a cultura chinesa (Ed. É Realizações).
  • Sementes do cerrado e design contemporaneo editora PUC GO
  • Desenho e Organização Bi e Tridimensional da Forma[1]

Referências

  1. a b DICOM - Divisão de Comunicação Social e Marketing - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (6 de Abril de 2011). «Entrevista:Professor Tai Hsuan-An fala sobre livro de sua autoria "Desenho e Organização Bi e Tridimensional da Forma"». sítio oficial. Consultado em 30 de Junho de 2012  line feed character character in |titulo= at position 109 (ajuda)
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.