Saltar para o conteúdo

Tamerlan Tsarnaev: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 26: Linha 26:


=== Carreira desportiva ===
=== Carreira desportiva ===
Tamerlan iniciou na Rússia sua carreira de boxeador e queria fazer parte da equipe olímpica do esporte norte-americana<ref name="UOL">[http://esporte.uol.com.br/boxe/ultimas-noticias/2013/04/19/suspeito-de-atendado-na-maratona-de-boston-queria-ser-boxeador-olimpico-nos-eua.htm esporte.uol.com.br/] ''Suspeito de atendado na Maratona de Boston queria ser boxeador olímpico nos EUA''</ref>. Ele praticava boxe na escola Wai Kru de artes marciais mistas<ref>[http://www.ahebrasil.com.br/noticias/2013/04/19/noticias/suspeito+das+explosoes+em+boston+queria+lutar+boxe+pelos+eua+na+olimpiada.html ahebrasil.com.br/] ''Suspeito das explosões em Boston queria lutar boxe pelos EUA na Olimpíada''</ref>.
Tamerlan iniciou na Rússia sua carreira de blllfemjfijrinfoxeador e queria fazer parte da equipe olímpica do esporte norte-americana<ref name="UOL">[http://esporte.uol.com.br/boxe/ultimas-noticias/2013/04/19/suspeito-de-atendado-na-maratona-de-boston-queria-ser-boxeador-olimpico-nos-eua.htm esporte.uol.com.br/] ''Suspeito de atendado na Maratona de Boston queria ser boxeador olímpico nos EUA''</ref>. Ele praticava boxe na escola Wai Kru de artes marciais mistas<ref>[http://www.ahebrasil.com.br/noticias/2013/04/19/noticias/suspeito+das+explosoes+em+boston+queria+lutar+boxe+pelos+eua+na+olimpiada.html ahebrasil.com.br/] ''Suspeito das explosões em Boston queria lutar boxe pelos EUA na Olimpíada''</ref>.


Em janeiro de 2004, ele recebeu o [[prêmio Luva de Ouro]] como o melhor lutador novato no meio pesado<ref name="UOL"/><ref>[http://www.lancenet.com.br/minuto/Suspeito-Boston-desejava-Estados-Unidos_0_904709577.html lancenet.com.br/] ''Suspeito de atentado na Maratona de Boston desejava lutar boxe pelos Estados Unidos''</ref>.
Em janeiro de 2004, ele recebeu o [[prêmio Luva de Ouro]] como o melhor lutador novato no meio pesado<ref name="UOL"/><ref>[http://www.lancenet.com.br/minuto/Suspeito-Boston-desejava-Estados-Unidos_0_904709577.html lancenet.com.br/] ''Suspeito de atentado na Maratona de Boston desejava lutar boxe pelos Estados Unidos''</ref>.

Revisão das 20h11min de 24 de abril de 2013

Tamerlan Tsarnaev
Conhecido(a) por ser suspeito de ter planejado o Atentado à Maratona de Boston de 2013
Nascimento 21 de outubro de 1986
Ciscaucásia, URSS
Morte 19 de abril de 2013 (26 anos)
Boston-EUA
Nacionalidade checheno

Tamerlan Anzorovich Tsarnaev, em russo Тамерла́н Царна́ев (Ciscaucásia, 21 de Outubro de 1986Boston, 19 de Abril de 2013)[1] foi um terrorista de origem chechena.

Tamerlan era um promissor pugilista, mas que ganhou notoriedade por ter planejado o Atentado à Maratona de Boston de 2013. Por conta deste episódio, ele foi morto pela polícia, em 2013[2].

Biografia

Tamerlan Tsarnaev estudava engenharia na escola Bunker Hill Community College, em Boston.

Em seu perfil em sites de relacionamento, ele se dizia muito religioso e que venerava a causa da independência da Chechênia, hoje república russa, e que praticava luta[3].

Em 2009, ele foi preso por violência contra a mulher, após ter agredido a namorada, segundo um site policial local[3].

Carreira desportiva

Tamerlan iniciou na Rússia sua carreira de blllfemjfijrinfoxeador e queria fazer parte da equipe olímpica do esporte norte-americana[4]. Ele praticava boxe na escola Wai Kru de artes marciais mistas[5].

Em janeiro de 2004, ele recebeu o prêmio Luva de Ouro como o melhor lutador novato no meio pesado[4][6].

Em 2010, Tamerlan venceu o prestigiado troféu Rocky Marciano, como campeão representando a universidade de New England[7].

Morte

Após o FBI informar que Tamerlan e seu irmao, Dzhokhar Tsarnaev, eram os principais suspeitos do Atentado à Maratona de Boston de 2013, a policia americana começou uma caçada aos irmãos[8].

A polícia conseguiu localizá-los após um incidente no campus do MIT (Massachusetts Institute of Technology), em Cambridge, onde um policial havia sido encontrado morto em seu carro. Pouco depois, os policiais receberam informações sobre um roubo de carro. O motorista teria sido mantido refém por meia hora e solto em um posto de combustíveis. Os policiais localizaram o carro. Houve uma perseguição, durante a qual a dupla atacou a polícia com explosivos e tiros. Tamerlan foi baleado, detido e levado ao hospital, onde acabou morrendo. Um outro policial foi ferido[8].

No dia 19/04/2013, o chefe da polícia de Boston, Ed Davis, confirmou que Tamerlan fora morto durante a madrugada em uma troca de tiros nas imediações de um shopping center na região de Watertown, subúrbio de Boston[8].

Referências

  1. CNN Staff - Timeline: A look at Tamerlan Tsarnaev's past, CNN, Retrieved April 22, 2013
  2. odia.ig.com.br/ Suspeito de ataques em Boston queria defender EUA pelo boxe nos Jogos Olímpicos
  3. a b g1.globo.com/ Suspeitos do ataque de Boston são irmãos chechenos, dizem autoridades
  4. a b esporte.uol.com.br/ Suspeito de atendado na Maratona de Boston queria ser boxeador olímpico nos EUA
  5. ahebrasil.com.br/ Suspeito das explosões em Boston queria lutar boxe pelos EUA na Olimpíada
  6. lancenet.com.br/ Suspeito de atentado na Maratona de Boston desejava lutar boxe pelos Estados Unidos
  7. oglobo.globo.com/ Suspeito morto pela polícia lutava boxe e estudava engenharia
  8. a b c g1.globo.com/ Suspeito nº 1 de ataque em Boston é morto, e polícia procura o segundo