Tankō Bushi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O Tankō Bushi teve origem na mina Miike, Kyushu, Japão.

Tankō Bushi (炭坑節Tankō Bushi?) é uma música folclórica japonesa. Apesar do termo "fushi/bushi" (som, melodia) em seu nome, o ritmo é Ondo (音頭?), uma dança praticada em grupos. É uma música sobre a mineração de carvão, e se refere à antiga Mina Miike em Kyushu, cidade de Tagawa. É um som comumente usado no Bon Odori, e a dança que acompanha a música mostra ações das minas, como pegar carvão com pás, pegar sacos de carvão com as costas, retirar o suor da testa e empurrar um carrinho da mina.

Trecho do Tankō Bushi[editar | editar código-fonte]

Os arranjos modernos do Tankō Bushi substituem o trecho "Mina Miike" com "uchi no oyama" (lit. nossa montanha), que nas gírias tradicionais da mineração significa algo como "nossa mina de carvão", já que a Mina Miike não está mais em funcionamento, e a música também é tocada em festivais Bon fora de Kyushu.

História[editar | editar código-fonte]

A música foi gravada no Japão no ano de 1932. [1] Uma versão popular é a gravação comercial com Suzuki Masao, [2] Disco Victor of Japan, MV-1 (JES-1041). [3] Foi gravado originalmente em um disco de 78 RPM como Victor V-41543. A versão em CD também é da empresa Victor of Japan, MVK-1.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://search.japantimes.co.jp/cgi-bin/nn20081103b2.html
  2. Victor of Japan MVK-1
  3. The Japanese Bon Dance in Hawaii, Judy Van Zile, Press Pacifica, 1982, p. 52