Taxa Anual Efectiva Global

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Em Portugal, Taxa Anual Efectiva Global, ou simplesmente TAEG, entende-se como o custo total de um crédito ao consumidor. É expresso em percentagem anual do montante do crédito recebido e cobre as despesas de cobrança de reembolsos e pagamentos de juro, bem como restantes encargos obrigatórios a suportar pela entidade credora (impostos, selos fiscais, seguros, etc).

Esta percentagem é tipicamente indicada em compras a prestações (em que o crédito é suportado, geralmente, pelo próprio vendedor), para justificar a não-correspondência entre o Preço de Venda ao Público (pagamento a pronto) e o total das prestações.

Para comparação de créditos deve utilizar como referência a TAEG, pois sendo uma taxa efectiva, reflecte o custo total que irá ter com o empréstimo.

A TAEG Taxa Anual Efectiva Global traduz o custo total do crédito. Este valor exprime-se em percentagem anual do montante do crédito obtido. A TAEG incorpora despesas de cobrança de reembolsos e pagamentos de juros bem como restantes encargos obrigatórios a suportar (como os impostos, selagem, comissões e seguros de vida). Este tipo de taxa é mais usual nos créditos pessoais e varia de banco para banco.

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.