Telefone sem fio (brincadeira)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Telefone sem fio é uma tradicional brincadeira popular, na qual uma pessoa fala uma palavra ou frase (o "segredo") ao ouvido de outra pessoa ao seu lado, de modo que os demais participantes não escutem ou descubram imediatamente qual é o "segredo". A que ouviu o segredo tenta então repeti-lo para o próximo participante, e assim por diante até chegar ao último participante, que deve contar o segredo em voz alta. Uma das regras do jogo é que o segredo não pode ser repetida ao ouvinte da vez. Por esse motivo é comum o segredo ser mal entendido e por isso passado ao demais ouvintes de forma cada vez mais deturpada, chegando totalmente diferente ao ouvinte final, e isso é o que torna a brincadeira divertida. É possível competir dois grupos para ver qual grupo chega com a palavra mais fielmente ao destino.[1][2]

Costuma-se também fazer referência a essa brincadeira em qualquer situação que possa haver falhas de comunicação num ambiente que depende de um passar a informação para o outro sucessivamente até chegar num destino. Pode-se fazer crítica a alguma hierarquia numa empresa, por exemplo, dizendo que a ordem do chefe passou como um "telefone sem fio" até chegar ao último empregado que a executou de forma totalmente diferente.

A brincadeira ajuda a desenvolver a capacidade de a audição, a concentração, a oralidade e a memória.[1] Ela é bastante utilizada em dinâmicas de grupo, ainda que especialistas alertam para seu uso não causar o indesejado efeito de desconforto e introspecção nos participantes[3]

Referências

  1. a b «Brincadeiras: Telefone sem fio». Revista Crescer. Consultado em 19 de junho de 2016. 
  2. Ana Cristina Alves de Jesus. Como aplicar Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil Brasport [S.l.] ISBN 9788574524368. 
  3. Maria Lúcia Miranda Afonso. Oficinas em dinâmica de grupo na área da Saúde Casa do Psicólogo [S.l.] ISBN 9788573965094. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.