Telha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Telha (desambiguação).
Dois tipos de telha portuguesa: a tradicional (primeiro plano) e a moderna. Porto Covo, Portugal.

Telha é um elemento na construção civil usado na cobertura de casas e outras edificações. É tipicamente feita em cerâmica, mas pode ser produzida em uma grande variedade de materiais, tais como pedra, cimento, amianto, metal, barro[1], vidro[1], plástico, madeira, dentre outros.

Como regra, são usados conjuntos de telhas, que integrando-se umas às outras formarão o telhado. Uma boa telha oferece encaixes precisos, evitando a infiltração de água ou vento, resistência a intempéries, e desempenho condizente com o previsto no material empregado.

A decisão do tipo e material adequados da telha usada depende de fatores como incidência de chuvas ou neve, temperaturas médias da região, tipologia da construção, vãos e, naturalmente, disponibilidade de materiais, mão-de-obra no local e o modo em que o material será utilizado.

Telha cerâmica[editar | editar código-fonte]

A telha cerâmica, uma das mais antigas e acessíveis opções de telha disponíveis, ainda é uma opção muito popular, adequando-se muito bem ao clima tropical e oferecendo uma ótima relação de custo-benefício. É oferecida em uma variedade de formas, que variam quanto ao tipo de encaixe, rendimento por m², inclinação exigida dos panos do telhado, proporcionando assim uma considerável variedade de alternativas arquitetônicas possíveis com o uso do material. Alguns tipos mais comuns de telhas cerâmicas são descritos abaixo.

Telha romana[editar | editar código-fonte]

A telha romana é uma telha bem popular na arquitetura romana, brasileira e portuguesa.

No Brasil, essa telha é bem popular e é encontrada nos telhados de várias casas e estabelecimentos, devido ao seu baixo custo e a sua forma atraente. Oferece um rendimento de 17 peças/m² e exige um caimento de 30 a 45%.

Telha portuguesa (aba-canudo)[editar | editar código-fonte]

A telha portuguesa é utilizada na construção e acabamento de telhados ondulados, principalmente se o projeto exige uma releitura de estilo e época ou pretende dar uma forma mais arredondada e com movimento ao telhado. A montagem, simples e prática, é facilitada pela hegemonia de cada peça, com encaixe perfeito e ondulação simetricamente definida.

Dados técnicos
  • Dimensões: 22×40 cm
  • Peso Unitário: 2,4 kg (aproximadamente)
  • Telhas/m²: 17
  • Peso/m²: 40,8 kg
  • Absorção: máx. 14%

Telha capa e canal[editar | editar código-fonte]

Também conhecida como telha colonial, a telha capa e canal é constituída de argila e tem forma côncava, são assentadas em fileiras com posição invertidas.

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Telha

Telha shingle[editar | editar código-fonte]

A telha shingle tem sistema próprio de montagem. As telhas são lâminas finas com cerca de 4mm de material asfáltico cobertos com granilha de rocha que dá a coloração e pigmento da telha, que é fosca. A telha é pregada com pregos especiais nas chapas de compensado, mas também possui um sistema de auto-vedação que faz com que as telhas se grudem umas às outras, produzindo uma camada única de vedação como se fosse uma manta.

De maneira geral a montagem segue três etapas principais: [2]

  1. Fixação de compensados OSB em cima dos caibros;
  2. Instalação da manta de subcobertura que pode ser colada, grampeada ou fixada pelas telhas;
  3. Por, fim, prega-se as telhas telhas.

Além dessas três etapas, existe a necessidade de acessórios de beiral e ventilações forçadas, que são peças plásticas de acessórios componto o chamado Kit de montagem. A aplicação deve ser feita conforme orientações do manual de cada fornecedor.

Referências

  1. a b Porto Editora – telha no Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-02-25 15:26:26]. Disponível em https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/telha
  2. Doce Obra, Casa e Construção. «Telha Shingle - O que é?». Consultado em 19 de novembro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.