Tentaculata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaTentaculata
Mnemiopsis sp.

Mnemiopsis sp.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Ctenophora
Classe: Tentaculata
Eschscholtz, 1825
Ordens
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Tentaculata

Tentaculata é uma classe de animais marinhos do filo Ctenophora que agrupa as espécies que se caracterizam pela presença de um par de longos tentáculos ciliados contráteis que podem ser recolhidos para dentro de bainhas especializadas. Em algumas espécies, os tentáculos primários são reduzidos e têm tentáculos secundários menores. Os tentáculos apresentam coloblastos, células especializadas que produzem uma substância pegajosa usada na captura de pequenas presas.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

A morfologia corporal varia muito em tamanho e forma. O grupo inclui os pequenos organismos ovais do género Pleurobrachia, encontrada em ambas as costas do Atlântico e do Pacífico, e as espécies mais achatado do género Mnemiopsis, com cerca de 10 cm de comprimento, comuns nas costas norte-americanas do Atlântico, com uma grande boca, que se se alimentam de larvas de moluscos e copépodos. As espécies deste úkltimo género são brilhantemente luminescente. Um género semelhante, mas maior, o género Leucothea, é abundante nas costas do Pacífico.

O género Cestum, que inclui as espécies conhecidas pelo nome comum de cinto-de-vénus, são de forma achatada, semelhantes a uma fita, podendo chegar a mais de 3 metros de comprimento, sendo encontrada em águas tropicais.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Notas

  1. Barnes, R.S.K. et al. (2001). The Invertebrates: A Synthesis. Oxford: Blackwell Science. ISBN 0-632-04761-5.