Teorema da concordância de Aumann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O teorema da concordância de Aumann foi declarado e provado pelo economista Robert Aumann em um artigo intitulado "Agreeing to Disagree", [1] que introduziu a descrição teórica do conjunto de conhecimento comum. O teorema diz respeito a agentes que compartilham uma crença anterior comum e atualizam suas crenças probabilísticas pela regra de Bayes. Afirma que se as crenças probabilísticas de tais agentes, em relação a um evento fixo, são de conhecimento comum, então essas probabilidades devem coincidir. Assim, os agentes não podem concordar em discordar, ou seja, ter conhecimento comum de uma discordância sobre a probabilidade posterior de um determinado evento.

O teorema[editar | editar código-fonte]

O modelo usado por Auman [1] para provar o teorema consiste em um conjunto finito de estados com uma probabilidade anterior , que é comum a todos os agentes. O conhecimento do agente é dado por uma partição de . A probabilidade posterior do agente , denotada , é a probabilidade condicional de dado . Fixe um evento e deixe ser o evento que para cada , . O teorema afirma que se o evento que é de conhecimento comum não está vazio, então todos os números são os mesmos. A prova decorre diretamente da definição de conhecimento comum. O evento é uma união de elementos de para cada . Assim, para cada , . A afirmação do teorema segue uma vez que o lado esquerdo é independente de . O teorema foi provado para dois agentes, mas a prova para qualquer número de agentes é similar.

Extensões[editar | editar código-fonte]

Monderer e Samet relaxaram a suposição de conhecimento comum e presumiram, em vez disso, conhecimento comum -crença nos posteriores dos agentes. [2] Eles deram um limite superior da distância entre os posteriores . Este limite se aproxima de 0 quando se aproxima de 1.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Aumann, Robert J. (1976). «Agreeing to Disagree» (PDF). The Annals of Statistics. 4 (6): 1236–1239. ISSN 0090-5364. JSTOR 2958591. doi:10.1214/aos/1176343654Acessível livremente 
  2. Monderer, dov; Dov Samet (1989). «Approximating common knowledge with common beliefs». Games and Economic Behavior. 1 (2): 170–190. doi:10.1016/0899-8256(89)90017-1