3ª Perimetral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Terceira Perimetral)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página sobre urbanização cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde março de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Terceira Perimetral (também chamada simplesmente de Perimetral) é uma via arterial que liga as Zonas Norte e Sul da cidade de Porto Alegre, sem passar pelo Bairro Centro, construída com o objetivo de otimizar o fluxo de carros e ônibus e proporcionar a melhoria do tráfego urbano[1], inclusive pela construção do viaduto Leonel Brizola. Sua obra foi iniciada em 2004 e foi concluída em 2006.

Trata-se, em verdade, de uma única via coberta por diversas avenidas, possuindo diversas denominações. Sua extensão total é de aproximadamente 12,3 km e passa por cerca de 20 bairros portoalegrenses.

Críticas[editar | editar código-fonte]

Embora a construção da 3ª Perimetral tenha sido considerada um avanço para o trânsito da capital gaúcha, o projeto final da via foi alvo de críticas da maneira como foi concebido, em razão do excessivo número de semáforos posicionados ao longo da avenida. A distância entre alguns deles chega a aproximadamente 100 metros ou menos, o que alegadamente dificulta o fluxo de veículos em horários de trânsito intenso.

  1. [1] Site da prefeitura

Wiki letter w.svgEste artigo sobre geografia é mínimo. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.