Teresa de Mello Breyner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Teresa Josefa de Menezes e Mello Breyner (1739 - ???), Condessa de Vimieiro, foi uma escritora iluminista. Destacou-se nos campos político e intelectual português dos finais do século XVIII.

Recebeu o prémio prémio literário da Academia Real das Ciências pela sua peça Osmia a 13 de maio de 1788, devido ao seu grande valor literário[1].

Família[editar | editar código-fonte]

Foi membro da casa de Ficalho, filha de Francisco José de Mello, 3.º senhor de Vila Verde de Ficalho (1716) e de Isabel Josefa de Breyner e Menezes, 1.ª condessa de Ficalho (1719). Foi irmã de Pedro de Melo Breiner. Tornou-se condessa do Vimieiro por casamento, em 1767, com D. Sancho de Faro e Sousa, 4º Conde do Vimieiro, membro da primeira nobreza de Corte. Para se poder casar com D. Sancho foi necessário pedir autorização à Igreja pelo facto de serem primos em 4º grau[2].

Em 1790 estava viúva. Em 1794 entrou no Real Mosteiro de Santos como Comendadeira, desconhecendo-se a data exata da sua morte[3].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Na sua esmerada educação recebeu lições de Cândido Lusitano, poeta, e mantinha relações próximas com alguns membros da Arcádia Lusitana, nomeadamente Cruz da Silva[4]. Partilhava correspondência com diversas personalidades, como Leonor de Almeida Portugal[5].

Obras[editar | editar código-fonte]

Osmia[editar | editar código-fonte]

Escrita em 1788, a sua peça Osmia é uma tragédia neoclássica com cinco atos: o primeiro, o segundo e o terceiro, com oito cenas cada, o terceiro, com nove, o quarto, com seis, e o quinto, com onze; a peça apresenta onze monólogos e trinta e um diálogos.

Referências

  1. Maria Catarina Canha Vieira Vidigal (29-Jan-2024). «Non humilis mulier triumpho: as influências clássicas na figuração do feminino em Osmia de Teresa de Mello Breyner». Consultado em 25 de Março de 2024  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. Arquivo Distrital de Leiria (1760). «Portal Português de Arquivos». Consultado em 25 de Março de 2024 
  3. Raquel Bello Vázquez (2005). «Uma certa ambiçaõ de gloria Trajectória, redes e estratégias de Teresa de Mello Breyner nos campos intelectual e do poder em Portugal (1770-1798)». Consultado em 25 de Março de 2024 
  4. Raquel Bello Vázquez (2004). «Lisbon and Vienna: The Correspondence of the Countess of Vimieiro and her Circle» 
  5. Raquel Bello Vázquez (2013). «Sentimento e Razão. Contributos para uma interpretação social dos elementos sentimentais e afetivos na correspondência de Teresa de Mello Breyner». Consultado em 25 de Março de 2024