Terraplenagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Trator da Caterpillar na tentativa de restaurar a praia em Biloxi (Mississippi) que foi danificada pelo furacão Katrina em 2005.
La Tranchée avec la montagne Sainte-Victoire, de Paul Cézanne (1869-1871), pintura de terraplenagem.

Terraplenagem ou terraplanagem é uma técnica construtiva que visa aplainar e aterrar um terreno. "Terrapleno", literalmente, significa "terra cheia, cheio de terra". Geralmente esta movimentação de solo tem o objetivo de atender a um projeto topográfico, como barragens, edifíciosa

Referências

Após examinar um pouco o assunto, acho que terraplenagem (ou terraplanagem) não traduz exatamente o significado do inglês 'earthworks'. No Brasil, pelo menos, terraplanagem significa tornar um terreno plano - talvez acrescentando terra em alguns pontos, mas, principalmente, removendo.

O termo se aplica geralmente à construção de estradas e planagem de terrenos para edificação (ou construção de algo plano, como um estacionamento, um campo de futebol ou um aeroporto). Não me ocorre tradução melhor, porém observo que, em inglês, 'earthworks' é um termo mais abrangente, que inclui movimentação de terra para construção de plataformas elevadas, diques, canais, fossos, estruturas defensivas etc. Não existiria, em engenharia civil, um termo mais apropriado?

Segundo o dicionário Caldas Aulete, terraplenagem é tornar o local plano adicionando terra e terraplanagem é tornar o local plano removendo terra. Tal afirmação é proveniente do termo "Terrapleno" demonstrado anteriormente. Entretanto, na engenharia é comum o uso dos dois termos independentemente de se estar adicionando ou removendo a terra.