The Clements Checklist of Birds of the World

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

The Clements Checklist of Birds of the World é um livro de Jim Clements que apresenta uma lista das espécies de aves do mundo.

A versão impressa mais recente é a sexta edição (2007), mas foi atualizada anualmente, a última versão em 2022, e é publicada pela Cornell University Press. As edições anteriores foram publicadas pelo próprio selo do autor, Ibis Publishing. O Cornell Lab of Ornithology fornece atualizações anuais desde então, geralmente em agosto, e a versão mais recente está disponível online em vários formatos.[1] Essas atualizações refletem as mudanças em andamento na taxonomia das aves com base em pesquisas publicadas.

Clements é a lista oficial usada pela American Birding Association para aves em todo o mundo. O eBird também usa a lista de verificação Clements como base para sua taxonomia eBird, que além das espécies inclui híbridos e outras entidades não relacionadas a espécies relatadas por observadores de aves.

Referências

  1. Clements, J.F.; Schulenberg, T.S.; Iliff, M.J.; Sullivan, B.L.; Wood, C.L. «The eBird/Clements checklist of Birds of the World: v2022.» (em inglês). Cornell University Laboratory of Ornithology. Consultado em 5 de agosto de 2023 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.