Thomas Kiely

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thomas Kiely
campeão olímpico
Thomas Kiely
Atletismo
Modalidade decatlo
Nascimento 25 de agosto de 1869
Ballyhale, Irlanda
Nacionalidade britânico[1]
Morte 6 de novembro de 1951 (82 anos)
Dublin, Irlanda
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro St. Louis 1904 decatlo

Thomas "Tom" Francis Kiely (Ballyhale,25 de agosto de 1869 - Dublin, 6 de novembro de 1951) foi um atleta irlandês, campeão olímpico em St. Louis 1904.

Kiely competiu em Saint Louis no evento conhecido como all-around, não mais existente, e precursor do decatlo. Disputado em apenas um dia, ele consistia de duas corridas, uma de 100 jardas e outra de 1 milha, salto em altura, arremesso de peso, lançamento do martelo, marcha de 880 jardas, salto com vara, 120 jardas com barreiras, salto em distância e arremesso de peso de 56 libras. Com a conquista da medalha de ouro,[2] tornou-se o primeiro multicampeão olímpico em dezesseis séculos.

Irlandês, aos 34 anos e já campeão várias vezes dessa modalidade em torneios no país e fora dele, ele foi convidado pelos ingleses e americanos a participar dos Jogos por seus países, sendo-lhe oferecido várias benesses, passagem e estadia em St.Louis e equipamento de treino. Nacionalista convicto, entretanto - na época, a Irlanda ainda não era independente do Império Britânico - resolveu competir por si só e por seu país,[2] e custeou sua viagem aos Estados Unidos vendendo os troféus e medalhas que havia ganho na carreira. Sua medalha de ouro, porém, pela Irlanda não ser um país independente em 1904, até hoje é computada como da Grã-Bretanha pelo Comitê Olímpico Internacional.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nesta época os irlandeses competiam como britânicos, já que o país ainda não era independente, fazendo parte do Império Britânico.
  2. a b «Thomas F. Kiely bio». Consultado em 2 de junho de 2010. Arquivado do original em 11 de abril de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]