Tilma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ilustração de sacerdote (no codex mendoza), utilizando a tilma em ritual.

Tilma ou tilmàtli é um tecido tradicionalmente indígena dos povos pré-colombianos de pouca qualidade feito a partir do cacto agave maguey. É em um manto de tilma, usado na época por um índio, que ficou originalmente estampada a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe quando da sua aparição; segundo pesquisas um tecido como esse só poderia durar no máximo 20 anos. Contrariando isso, a tilma de São Juan Diego Cuauhtlatoatzin (em que está estampada a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe), tem hoje quase 500 anos.

O tilmatli (o tilma) era um tipo de prenda exterior usado por homens, documentado desde os finais do período Clássico e épocas coloniais tempestades entre os povos aztecas e outros do centro de México.

Variedades de tilmàtli usadas pelos homens astecas, antes da conquista espanhola, significando suas posições sociais: a: um jovem vestindo apenas um maxtlatl b: uma pessoa comum (Macehualtin) vestido c: um vestido de guerreiro nobre (Pipiltin) ou alto: d: vestido das classes dominantes e do clero e: uma maneira menos comum de usar o tilmàtli f: vestido de guerra.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.