Tirol (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Tirol é um bairro de classe média e baixa, localizado na região administrativa do Barreiro.

Tirol
—  Bairro do Brasil  —
Unidade federativa  Minas Gerais
Zona Barreiro de Baixo
Região administrativa Barreiro
Município Belo Horizonte
Área
 - Total Indisponível
População (Indisponível)
 - Total Indisponível
    • Densidade Indisponível hab./km²
Taxa de crescimento Indisponível
Domicílios Indisponível
Rendimento médio mensal Indisponível
Limites
Fonte: Não disponível

O Tirol possui diversos comércios e prestadores de serviços, escolas públicas e privadas, postos de saúde, praças e etc. O transporte público é feito, principalmente, pelas linhas BHBUS 308 (Estação Barreiro/Tirol), 329 (Estação Barreiro/Jatobá), 337 (Estação Barreiro/Itaipu), 3029 (Regina/Centro), S32 (Itaipu/Cardoso). Algumas linhas DER como 1760 (Milionários/Makro) também rodam pelo bairro.

História

Boa parte da região norte do Barreiro pertencia à Fazenda do Pião, surgida depois da divisão, em 1880, da Fazenda do Barreiro. No local antes ocupado por essa propriedade rural, existem hoje os Bairros das Indústrias, Barreiro de Baixo, Conjunto Habitacional Átila de Paiva, Conjunto Habitacional João Paulo II, Maldonado, Novo das Indústrias, Olaria e Vila Santa Margarida. Mais a oeste estão os bairros Conjunto Habitacional Túnel de Ibirité, Durval de Barros, Itaipu, Lindéia, Regina, Tirol e Washington Pires. Próximo da divisa com Contagem, sua ocupação esteve influenciada pela criação de um parque industrial nessa cidade vizinha.

O desenvolvimento industrial de Contagem e a ocupação das áreas em torno do Barreiro de Baixo favoreceram o surgimento de bairros como o Durval de Barros, Lindéia e Tirol. Com a criação da Administração Regional Barreiro, o crescimento da região se acelerou. Outros bairros foram ocupados, como o Novo das Indústrias, próximo à Mannesmann, além do Itaipu, Regina e Washington Pires, localizados perto da divisa com os municípios de Ibirité e de Contagem. Vários bairros nas proximidades do Barreiro de Baixo, como os Conjuntos Habitacionais Átila de Paiva, João Paulo II , Túnel de Ibirité e Maldonado foram criados através de programas de moradia popular nas décadas de 1970 e 1980.

Estrutura

Escolas públicas

  • Escola Municipal Antônio Salles Barbosa (1° ao 9º do ensino fundamental e EJA)
  • Escola Municipal Helena Antipoff (1º ao 6º ano do ensino fundamental e EJA)
  • Escola Municipal Vinícius de Morais (1º ao 9º do ensino fundamental e EJA)