Tom Leadon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tom Leadon
Tom Leadon
Informação geral
Nascimento 16 de setembro de 1952
Local de nascimento Rosemount
Estados Unidos
Morte 22 de março de 2023 (70 anos)
Ocupação(ões) Guitarrista
Instrumento(s) Guitarra
Afiliação(ões) Tom Petty, Mudcrutch

Tom Leadon (Rosemount, 16 de setembro de 195222 de março de 2023) foi um músico americano. Ele é um dos membros fundadores da banda original de Tom Petty, Mudcrutch, e permaneceu como guitarrista após a banda reunir-se novamente em 2007. Ele é irmão de Bernie Leadon, ex-guitarrista dos Eagles.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

No ensino médio, Leadon era membro da banda Epics em Gainesville, Flórida, onde conheceu Petty. Leadon era o guitarrista principal e Petty tocava baixo. Logo após formar o Mudcrutch, com Randall Marsh na bateria, o grupo adicionou um segundo guitarrista, Mike Campbell. Leadon e Campbell compartilharam solos de guitarra durante os shows ao vivo do Mudcrutch em Gainesville e arredores, e também na gravação de "Up in Mississippi".

Leadon deixou Mudcrutch em 1972[2] e mudou-se para Los Angeles, seguindo os passos de seu irmão mais velho Bernie, que havia formado recentemente os Eagles com Randy Meisner, Glenn Frey e Don Henley. Leadon também tocou baixo na banda de Linda Ronstadt, e em 1976 ingressou na banda de country rock Silver, que alcançou o top 40 no mesmo ano com "Wham-Bam".

Em 1975, os Eagles gravaram uma das músicas originais de Leadon, "Hollywood Waltz", e a lançaram em seu LP One of These Nights. A versão final da música é creditada a Tom Leadon, Bernie Leadon, Frey e Henley.[3] Mais tarde, naquele ano, Buck Owens lançou sua própria versão.

Leadon mais tarde se tornou professor de violão em Nashville.[1]

Em 2007, Petty reformou o Mudcrutch e a banda gravou um álbum de estréia auto-intitulado em 2008. O pessoal de gravação incluiu membros originais da banda: Petty, Leadon, Mike Campbell, Randall Marsh e Benmont Tench.[2] A banda continuou sendo ativa nas turnês, gravando um álbum ao vivo e acompanhando sua estréia no Mudcrutch 2, em 2016.

Em suas memórias, Conversas com Tom Petty, Petty credita Leadon por inspirá-lo a se mudar para Los Angeles para tentar fazer isso como músico.

Leadon morreu em 22 de março de 2023, aos setenta anos.[4]

Referências

  1. a b «Mudcrutch reunites for album» 
  2. a b «Tom Petty revives his old Mudcrutch band» 
  3. «Song Lyrics: Hollywood Waltz Lyrics: Eagles» 
  4. Greene, Andy (27 de março de 2023). «Tom Leadon, Tom Petty's Mudcrutch Bandmate, Dead at 70». Rolling Stone (em inglês). Consultado em 28 de março de 2023