Tomy Turnin' Turbo Dashboard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tomy Turnin' Turbo Dashboard[1], ou simplesmente Turnin' Turbo Dashboard[2], é um videogame portátil, uma espécie de mini-fliperama, onde o console na verdade é um simulador de um painel de automóvel, com volante e marcha, em que o jogador dirige um carro[3][4]. O game foi criado em 1983 pela empresa japonesa Tomy[5].

Em 2017, um hacker conseguiu emular o jogo Out Run neste console[6].

Receptividade[editar | editar código-fonte]

No entender de Hayden Yale, do site retroist.com, "isso não era realmente um videogame; as entranhas são mecânicas, as várias funções do carro são manipuladas por temporizadores e não há metas a serem cumpridas. Mas tudo isso não importava, essa coisa parecia um Porsche e a estrada avançava a grande velocidade, e isso era mais do que suficiente"[7].

Para o site jalopnik.com, "o simulador de direção Turnin’ Turbo Dashboard proporcionou horas de entretenimento para nossas débeis mentes infantis e foi limitado apenas pelo estoque não tão generoso de pilhas de nossos pais. Embora a simulação de condução tenha sido a mesma em todas as ocasiões, é um verdadeiro testemunho de como um brinquedo tão simples pode cativar a mente de uma criança durante horas e horas, em horas de entretenimento".

Referências

  1. venturebeat.com/ The Tomy Turnin’ Turbo Dashboard autopsy
  2. br.jetss.com Os 100 brinquedos mais icônicos para recordar sua infância
  3. uolesporte.blogosfera.uol.com.br/ 15 brinquedos sobre esporte que farão você querer voltar à infância
  4. mundomacho.net/ 7 brinquedos de macho dos anos 80
  5. raspberrypi.org/ Tomy Turnin' Turbo Dashboard Out Run
  6. boingboing.net/ Sega's OutRun hacked into a Tomy toy dashboard
  7. retroist.com/ The Tomy Turnin’ Turbo Dashboard