Torneio Toro de la Vega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Toro de la Vega é um festival medieval de touros celebrado na cidade de Tordesilhas (província de Valladolid, Espanha).[1]

É declarado festival de interesse turístico em 1980 e show tradicional de touradas em 1999.[2] É comemorado na terça-feira da segunda ou terceira semana de setembro como parte das festas de Nossa Senhora Virgem de Peña (padroeira de Tordesilhas) que começam no dia 8 daquele mês, sendo este evento a terça-feira seguinte ao início dos feriados.[3]

Descrição[editar | editar código-fonte]

O torneio consiste na perseguição de um touro por centenas de lanceiros, nos quais alguns tentam matá-lo até a morte, depois de ter sido lançado pelas ruas da cidade e levado a um campo aberto pelos corredores e participantes .

Se o touro ultrapassar os limites do torneio, ou os lanceiros não conseguirem matá-lo, será poupado.[4] O festival é comemorado anualmente, dependendo da data da festa da Virgen de la Peña (8 de setembro).

Nos últimos anos, este festival ganhou notoriedade crescente como resultado dos protestos contra ele,[5] que denunciam a crueldade e o sofrimento a que o touro é submetido, bem como a imagem negativa da cidade e de todo o país criado por a sobrevivência desta tradição no século XXI. Em 2016, o governo regional proibiu a matança de touros.[6] O festival já havia sido proibido por um período de quatro anos na Espanha Franquista, após o que os cidadãos de Tordesilhas conseguiram recuperar sua tradição. A proibição atual é amplamente rejeitada dentro de Tordesilhas e está sendo contestada no sistema jurídico do país. Um confinamento tradicional normal, no qual o touro não é morto em público, foi produzido a partir de 2016, que foi renomeado como "Toro de la Peña".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.