Torres São Rafael/São Gabriel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Torre São Rafael)
Torre São Rafael
Parque das Nações

As Torres São Rafael/São Gabriel são dois empreendimentos habitacionais de luxo, emblemáticos, situados em Lisboa; Portugal, no Parque das Nações (local da Exposição Mundial de 1998), ladeando o centro comercial Vasco da Gama. Ambas com 110m de altura, são os edifícios habitacionais mais altos do país, tendo-se tornado num ícone do skyline lisboeta.

A sua inspiração prendeu-se nas caravelas utilizadas pelos Portugueses na época dos descobrimentos, aludindo à história do País, mantendo-se em linha com a ideologia do local onde se encontram edificadas (Expo 98).

Constituídas por apartamentos de tipologia T2 a T4 duplex, distribuídos por 24 andares, continuam a ser dos prédios residenciais mais caros da cidade de Lisboa, oferecendo uma vista desafogada para o rio Tejo e para a cidade com a ajuda das suas características arquitectónicas que contam com grandes paredes envidraçadas em maior parte da construção, acabamentos de luxo, tecnologia e localização. O condomínio conta também com segurança 24h em todas as partes da edifício, concierge, serviços de lavandaria, piscina e ginásio.

A sua construção sofisticada conta com uma super estrutura anti-sísmica mista em aço e betão, constituída por pavimentos. A partir do “casco”, em betão armado e betão armado pré-esforçado por núcleos, ao nível do 1º andar, a construção desenvolve-se por painéis feitos à base de resinas fenólicas e aglomerados até ao topo da torre. As fachadas contam com paredes de alvenaria dupla com caixa de ar para isolamento térmico-acústico e com acabamento a Granito flamejado, painéis tipo Alucobond e revestimento a vidro de temperado de 6mm, criando uma imagem leve, moderna e luxuosa.

A obra esteve a cargo da empresa Construlink, a par com outras empresas especializadas nos acabamentos pretendidos para a obra. A comercialização e mediação original dos apartamentos esteve sob a alçada da Imobiliária Consultan.


A Torre São Gabriel foi a primeira a ser construída, em 2000,[1] e a Torre São Rafael, em 2004.[2]


Referências

  1. «Torre São Gabriel, Lisbon | 111606 | EMPORIS». Emporis. Consultado em 30 de julho de 2019 
  2. «Torre São Rafael». The Skyscraper Center. Consultado em 30 de julho de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre arranha-céus é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.