Treemapping

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ficheiro:Tree Map-Exportacoes do Brasil (2012) agrupado.png
Tree Map agrupado das exportações brasileiras em 2012[1]
Ficheiro:Tree Map-Exportacoes do Brasil (2012).png
Tree Map das exportações brasileiras em 2012[2]

Em visualização de dados e computação, treemapping é um método para exibir dados hierárquicos usando retângulos aninhados.

Treemaps exibem dados hierárquicos (árvore-estruturada) como um conjunto de retângulos aninhados. Para cada ramo da árvore é definido um retângulo, que é, então, preenchido com retângulos menores lado a lado, os quais representam sub-ramos. Cada retângulo tem uma área proporcional a uma dimensão especificada nos dados. Muitas vezes, os ramos são coloridos para mostrar uma dimensão separada dos dados. Como as dimensões de cor e tamanho são correlacionados com a estrutura da árvore (ou do treemap) pode-se, muitas vezes, ver padrões que seriam difíceis de detectar em outras formas de visualização. Uma segunda vantagem do treemapping é que, por construção, eles fazem uso eficiente do espaço. Como resultado, eles podem exibir de forma legível milhares de itens simultaneamente.[3]

Referências

  1. DataViva. «Tree Map agrupado das Exportações do Brasil em 2012». Consultado em 09 de janeiro de 2013  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  2. DataViva. «Tree Map das Exportações do Brasil em 2012». Consultado em 09 de janeiro de 2013  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  3. Shneiderman, Ben; Plaisant, Catherine (Novembro de 2013). «Treemaps for space-constrained visualization of hierarchies». Consultado em 09 de janeiro de 2013  Verifique data em: |access-date= (ajuda)