Trischa Zorn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Trischa Zorn
Campeã paraolímpica
Trischa Zorn em 2012
Natação
Representante  Estados Unidos
Nascimento 1 de junho de 1964 (52 anos)
Orange, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos norte-americana

Trischa Zorn (Orange, 1 de junho de 1964) é uma nadadora norte-americana, multicampeã nos Jogos Paraolímpicos. Nascida com aniridia, estudou na Universidade de Nebraska e foi a primeira deficiente visual a participar da Divisão I da NCAA, a associação de desporto universitário dos Estados Unidos.[1]

Participou pela primeira vez dos Jogos Paraolímpicos em 1980, conquistando a medalha de ouro em todas as provas que disputou. Nas sete edições de que participou, acumulou trinta e duas medalhas de ouro, nove de prata e cinco de bronze, sendo a mais bem sucedida atleta da história dos Jogos Paraolímpicos.[2] Zorn também fez o juramento paraolímpico nos Jogos de Atlanta, em 1996,[3] e conduziu a bandeira dos Estados Unidos na cerimônia de encerramento dos Jogos de Atenas, em 2004.[2] Na virada de ano de 2004 para 2005, foi homenageada, ao lado de outros sete atletas, na celebração da Times Square.[4]

Após encerrar a carreira, Trischa Zorn decidiu ser professora, e atualmente ensina na universidade que a formou.[1]

Referências

  1. a b University of Nebraska. «Featured Huskers - Trischa Zorn-Hudson» (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2010. 
  2. a b International Paralympic Committee. «Athlete Biographies - Trischa Zorn» (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2010. 
  3. International Paralympic Committee. «Paralympic Oath» (PDF) (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2010. 
  4. International Paralympic Committee. «Times Square Honors Athletes» (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2010.