Saltar para o conteúdo

Trolha: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 201.86.237.133 ( modificação suspeita : -6765), para a edição 22158866 de 193.136.56.113
texto trocado por 'A '''trolha''', '''É UMA MISTURA DE TROCHA COM UMA BOLHA BEM BOLHUDA!!!'''''Texto em itálico'''
Etiqueta: Ligações internas removidas
Linha 1: Linha 1:
A '''trolha''', '''É UMA MISTURA DE TROCHA COM UMA BOLHA BEM BOLHUDA!!!'''''Texto em itálico''
A '''trolha''', utensílio dos maçons operativos, também conhecido como [[colher de pedreiro]], é o símbolo da benevolência para com todos na [[maçonaria]] especulativa.

A sua utilização para estender o emboço e cobrir todas as irregularidades, fazem parecer o edifício como formado por um único bloco e por isso, a trolha pode ser considerada como um emblema de tolerância e de indulgência com que todo maçom deve dissimular as faltas e defeitos de seus irmãos.
[[Imagem:Masons trowel.jpg|250px|thumb|Uma trolha ou colher de pedreiro]]
Símbolo que ensina a propagar os sentimentos de afeto e bondade que unem a todos os membros da família maçônica numa sólida [[fraternidade]], a trolha tornou-se um emblema de benevolência para todos, de conciliação e de silêncio.
Recorda, portanto, que se devem perdoar os defeitos dos irmãos, transformando em doçura as suas palavras, por amargas que sejam. A trolha, segundo Plantagenet, «é o símbolo do amor fraternal que deve unir a todos os maçons, único cimento que os obreiros podem empregar para edificação do [[templo]]».

Passar a trolha significa, pois, esquecer as injúrias ou as injustiças, perdoar um agravo, dissimular um ressentimento, desculpar uma falta.

Na maçonaria operativa o [[aprendiz]] ocupava-se do preparo dos materiais brutos, pelo que necessitava unicamente do [[martelo]] e do [[cinzel]]. Estes materiais passavam depois às mãos dos companheiros ou operários que os colocavam convenientemente, servindo-se do [[prumo]], do [[nível]] e do [[esquadro]].

Por último, o [[mestre]] verificava a exatidão com que foi feito o trabalho, dando a última demão e estendendo com a trolha o [[cimento]] que une definitivamente todos os materiais.

Por isso, considera-se que a trolha é um instrumento do [[Mestre (maçonaria)|mestre maçom]]. Em certas [[Loja Maçônica|lojas]] [[Inglaterra|inglesas]], porém, a trolha é a [[ferramenta]] de trabalho do [[Mestre Instalado|mestre instalado]].

==Outros significados==
Popularmente o substantivo ''trolha'' pode significar: grosseria, tapa, bofetada; assim como auxiliar de [[pedreiro]], pedreiro ruim ou, ainda, homem tosco e robusto.

==Fontes==
*ASLAN, Nicola. ''Estudos maçônicos sobre simbolismo''. Editora Aurora, 1967.
*CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. ''Dicionário dos Símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números''. Lisboa, Editorial Teorema, 1994. ISBN 972-695-215-8

[[Categoria:Terminologia maçónica]]

Revisão das 13h38min de 28 de outubro de 2010

A trolha, É UMA MISTURA DE TROCHA COM UMA BOLHA BEM BOLHUDA!!!Texto em itálico