Turdus iliacus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTordo-ruivo
Redwing Turdus iliacus.jpg
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Turdidae
Género: Turdus
Espécie: T. iliacus
Nome binomial
Turdus iliacus
(Linnaeus, 1766)
Sinónimos
Turdus musicus

O Sabiá-ruivo (Turdus iliacus) é uma ave da família Turdidae.

É um pouco menor que o melro-preto e caracteriza-se pela plumagem castanha, sendo liso nas partes superiores e com riscas nas pastes inferiores. Apresenta uma lista supraciliar branca e em voo vê-se a mancha alaranjada sob as asas.

Seu nome científico significa: do (latim) Turdus = Tordo, sabiá; e do (latim) iliacus, ilia = com os flancos, nos flancos, flancos. ⇒ Turdus com flancos.

Esta espécie nidifica na Europa e na Ásia a norte do paralelo 55 ºN e inverna no sul da Europa e nas ilhas britânicas. Em Portugal é um invernante bastante comum. Alimenta-se de frutos e bagas.

Espécie florestal e de espaços abertos do norte da Europa e da Sibéria, tem movimentos migratorios importantes e inverna no oeste et sul da Europa, norte da Africa, sudoeste da Asia, e é bastante numerosa - população estimada de 16,000,000–21,000,000 cásais na Europa em 2000

Este pequeno sabiá, apesar de ser bastante comum em sua região de origem, nem sempre é fácil de observar. É visto mais frequentemente em vôo, quando emite o seu chamado característico.

Caracteriza-se pela plumagem castanha, pelas partes inferiores riscadas e não sarapintadas, pela lista supraciliar branca e pela contra-asa com tonalidade cor-de-fogo.

No Brasil foi encontrado um exemplar na costa do estado do Espírito Santo. Ainda não se sabe ao certo como ele chegou ao Brasil, mas alguns estudos sugerem que ele pode ter atravessado o atlântico dentro de navios cargueiros

Devido à recente descoberta da presença da espécie no Brasil, ainda está sendo estudada a distribuição geográfica desta.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

  • Turdus iliacus iliacus
  • Turdus iliacus coburni

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Turdus iliacus
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.