Turpial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma infocaixa de taxonomiaTroupial
Common Troupial - Nashville Zoo.jpg

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Icteridae
Género: Icterus
Espécie: I. icterus
Nome binomial
Icterus icterus
Linnaeus, 1766

O troupial ou turpial, também conhecido como currupião (Icterus icterus) é uma ave Icteridae. É o pássaro nacional da Venezuela. O nome é usado também para o oriole americano, que faz parte da mesma família.

O troupial é uma ave preta e amarela com uma raia branca longa através da asa (que é preta). Habita a floresta onde se alimenta de insetos e outros artrópodes. Os adultos ocupam territórios que defendem ferozmente de invasores. O comportamento territorial e do acasalamento é espectacular, especialmente porque ambos os pássaros chamam alto a toda a hora.

O troupial come todos os tipos de frutas, mas também insetos, ovos e filhotes de outros pássaros. Constrói seu ninho em cactos elevados mas pode também apropriar-se de ninhos de outros pássaros.