Twofish

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, consulte Twofish (inglês) e melhore este artigo conforme o guia de tradução.

Na criptografia, Twofish é uma cifra de bloco de chave simétrica com um tamanho de bloco de 128 bits e tamanhos de chaves até 256 bits. Foi um dos cinco finalistas do concurso Advanced Encryption Standard, mas não foi selecionado para a normalização. Twofish está relacionada com o bloco anterior cifra Blowfish.

Características distintivas do Twofish são o uso de pré-computados S-boxes chave-dependente, e uma programação chave relativamente complexa. Um meio de uma chave de n-bit é utilizada como a chave de encriptação real e a outra metade da chave de bits é utilizado para modificar o algoritmo de encriptação de chave-dependentes (S-boxes). Twofish traz alguns elementos de outros projetos; por exemplo, o pseudo-Hadamard transformar (THP), a partir da família de cifras MAIS SEGURO. Twofish tem uma estrutura Feistel como DES.

Na maioria das plataformas de software Twofish foi ligeiramente mais lento do que Rijndael (o algoritmo escolhido para Advanced Encryption Standard) para as chaves de 128 bits, mas é um pouco mais rápido para as chaves de 256 bits.

Twofish foi projetado por Bruce Schneier, John Kelsey, Doug Whiting, David Wagner, Chris Hall, e Niels Ferguson; o "time Twofish estendido", que se reuniram para realizar mais criptoanálise de Twofish e outros participantes do concurso AES incluído Stefan sortes, Tadayoshi Kohno, e Mike ficar.

A cifra Twofish não foi patenteado e a implementação de referência foi colocado em domínio público. Como resultado, o algoritmo Twofish é livre para qualquer um usar, sem quaisquer restrições. É um dos poucos cifras incluídos no padrão OpenPGP (RFC 4880). No entanto, Twofish tem visto o uso de menos difundida do que Blowfish, que tem estado disponível por mais tempo.

Cryptanalysis[editar | editar código-fonte]

Em 1999, Niels Ferguson publicado um ataque diferencial impossível que quebra seis rodadas de 16 da versão de chave de 256 bits usando 2.256 passos.

A partir de 2000, a criptoanálise melhor publicado no bloco cifra Twofish é um criptoanálise diferencial truncada da versão completa 16-round. O documento afirma que a probabilidade de diferenciais truncados é 2-57,3 por bloco e que vai levar cerca de 251 plaintexts escolhidos (32 petabytes no valor de dados) para encontrar um bom par de diferenciais truncados.

Bruce Schneier responde em uma entrada de blog 2005 que este documento não apresenta um ataque cryptanalytic completo, mas apenas algumas características diferenciais hipotéticas: "Mas, mesmo a partir de uma perspectiva teórica, Twofish é nem remotamente quebrado Não houve extensões para esses resultados. uma vez que eles foram publicados em 2000. "

Referências[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Criptografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.