UUM-44 SUBROC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um UUM-44 depois de sair da água

OUUM-44 SUBROC (SUBmarine ROCket, ou seja, foguete submarino) foi um tipo de foguete lançado por submarino implantando pela Marinha dos Estados Unidos como uma arma anti-submarino. Ela carregava uma ogiva de 5 quilotons de TNT.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Sequência de lançamento do SUBROC em 1964.
Subroc no Steven F. Udvar-Hazy Center

O desenvolvimento começou em 1958, com a avaliação técnica sendo completada em 1963. O SUBROC alcançou capacidade de operação inicial a bordo do submarino de ataque Permit em 1964.[1] Quando ele atingiu capacidade de operação inicial, o Almirante da Marinha dos EUA a cargo da aquisição do SUBROC disse ele era " .. um problema técnico mais difícil que o Polaris."[2]

Operação[editar | editar código-fonte]

O SUBROC poderia ser lançado de tubos de torpedo de 21 polegadas dos submarinos. Depois do lançamento, o motor de foguete de combustível sólido seria acionado e o SUBROC emergiria à superfície. O ângulo de lançamento então seria mudado e o SUBROC voaria até o seu destinado, seguindo uma trajetória balística pré-determinada. Em um dado momento pré-calculado da trajetória, o veículo de reentrada contendo a ogiva nuclear se separaria do motor de combustível sólido. A ogiva W55 de 1 a 5 quilotons[3] cairia na água e afundaria rapidamente para detonar perto do seu alvo. Um impacto direto não era necessário.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Polmar, Norman (1983). «Tactical Nuclear Weapons». United States Naval Institute. Proceedings. 109 (7): 125 
  2. Bill Gunston Rocket & Missiles, Salamander Books Ltd 1979, ISSB 0-517-26870-1
  3. Nuclear Notebook, Bulletin of the Atomic Scientists, June 1988

Ligações externas[editar | editar código-fonte]