Unified Threat Management

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Unified Threat Management (UTM), que é na tradução literal para o português "Central Unificada de Gerenciamento de Ameaças", é uma solução abrangente, criada para o setor de segurança de redes e vem ganhando notoriedade e se tornou a solução mais procurada na defesa das das organizações. O UTM é teoricamente uma evolução do firewall tradicional, unindo a execução de várias funções de segurança em um único dispositivo: firewall, prevenção de intrusões de rede, antivírus, VPN, filtragem de conteúdo, balanceamento de carga e geração de relatórios informativos e gerenciais sobre a rede.

A sigla UTM teve origem no IDC, instituto de pesquisa de mercado, e esta linha de produto tem a vantagem de fundir em um únicoappliance ( hardware + software) os serviços que antes eram feitos por vários softwares dentro do servidor ou então por alguns outros appliances. Esta unificação das funções permite o gerenciamento da segurança em um único painel, facilitando a prevenção, detecção e ação contra ameaças de variadas fontes. O UTM também garante que as soluções de segurança encontradas nele sejam compatíveis e complementares, diminuindo brechas ou falhas de segurança.

Fabricantes[editar | editar código-fonte]

Os fabricantes de UTM firewall são empresas de TI, especializadas ou não em segurança, que comercializam este produto no formato appliance, ou seja, hardware + software.