Universidade Politécnica (Moçambique)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Universidade Politécnica (A POLITÉCNICA) é a primeira instituição privada de ensino superior a entrar em funcionamento em Moçambique[1]. Inicialmente designada ISPU (Instituto Superior Politécnico e Universitário), foi criada através do Decreto n.º 44/95, de 13 de Setembro. Através da Resolução n.º 16/96, de 6 de Agosto, foi autorizado o início do seu funcionamento no ano académico de 1996/97[2].

A POLITÉCNICA possui actualmente (ano académico de 2022) mais de 5000 estudantes e representações (Unidades Orgânicas Estruturantes) que leccionam mais de 15 cursos de Licenciatura nas cidades de Maputo: Instituto Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ISGCT); Quelimane: Instituto Superior de Humanidades, Ciências e Tecnologias (ISHCT); Tete: Instituto Superior Universitário de Tete (ISUTE); Nampula: Instituto Superior de Estudo Universitários de Nampula (ISEUNA) e Nacala: Instituto Superior Politécnico de Nacala (ISPUNA).

Através do Instituto Superior Aberto (ISA), A POLITÉCNICA está presente em todo o país, oferecendo diversos cursos à distância e contando com Centros de Apoio em várias cidades e vilas moçambicanas.

A formação ao nível da Pós-graduação (Mestrados e Doutoramentos) n'A POLITÉCNICA é oferecida através do Instituto Superior de Altos Estudos e Negócios (ISAEN), com sede na Cidade de Maputo, em parceria com diversas instituições de ensino superior e pesquisa a nível internacional, particularmente em Portugal, Brasil e Reino Unido[3].

Reitores
N.º Nome Mandato
1 Prof. Doutor Lourenço do ROSÁRIO 13 de Setembro de 1995 - 12 de Setembro de 2017
2 Prof. Doutor Narciso MATOS 13 de Setembro de 2017 - presente

Lema: Labor omnia vincit improbus - "o trabalho perseverante vence todos os obstáculos"

Reitor: Prof. Doutor Narciso MATOS

Vice-Reitor: Prof. Doutor Cristiano MACUAMULE

Campi: Maputo, Quelimane, Tete, Nampula, Nacala

Afiliações: AULP

Página oficial: http://www.apolitecnica.ac.mz/

Referências