Universidade do Vale do Paraíba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblema da Universidade do Vale do Paraíba

A Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) é uma instituição de ensino superior privada brasileira, com campus em São José dos Campos, Caçapava, Campos do Jordão e Jacareí.[1][2]  A Univap é mantida pela Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), uma entidade jurídica de direito privado, de carácter filantrópico, sem fins lucrativos que mantém, além da universidade, os Colégios Univap que oferecem cursos de educação básica do fundamental ao médio, além do curso médio concomitante com técnico e curso Técnico e o Parque Tecnológico que abriga cerca de 30 empresas de tecnologia além de duas incubadoras com capacidade de abrigar cerca de 8 incubadas cada.[3][4]

A Univap oferece cerca de 40 cursos de graduação, distribuídos por 5 faculdades, a de Direito (FD), Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), de Ciências da Saúde (FCS), de Educação e Artes (FEA) e a Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), além de 12 cursos no programa de pós graduação Lato Sensue 9 cursos no programa Stricto Sensu, sendo 6 cursos de mestrado e 3 cursos de doutorado.[5] Professor Doutor Jair Cândido de Melo é o reitor da instituição.[6] A instituição foi reconhecida pelo Ministério da Educação pela portaria nº510 de 1º de abril de 1992. O local possui um auditório, o Teatro Univap, com capacidade para 503 pessoas.[7]

História[editar | editar código-fonte]

Capela Ecumênica no Campus Urbanova da Univap

Sua história teve início em 2 de janeiro de 1954, após a assinatura do Decreto Presidencial nº. 34.889 que permitiu o início das atividades da Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, cujas instalações para funcionamento foram cedidas pelos membros da Sociedade Civil Mantenedora da Escola de Comércio de São José dos Campos. Em novembro de 1959, foi criado o Instituto Valeparaibano de Ensino (IVE). Foram criadas as faculdades: Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Vale do Paraíba (1961); Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1966); Faculdade de Engenharia de São José dos Campos (1967); Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (1969); Faculdade de Serviço Social (1969). Em dezembro de 1981, o Conselho Federal da Educação (CFE) aprovou a criação das Faculdades Integradas de São José dos Campos, sendo constituídas pelas unidades denominadas Faculdade de Ciências Humanas (com os cursos de Ciências Sociais, História, Letras e Pedagogia), Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (com os cursos de Direito, Ciências Econômicas e Serviço Social) e Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (com os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo).[8] Em junho de 1996, o Conselho Universitário criou um novo Instituto dentro da Univap, o seu quinto Instituto, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - IP&D, substituindo o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão. O Instituto conta com 22 Grupos de Pesquisas, constituídos por pesquisadores doutores em regime de tempo integral na Univap (Documentos Institucionais) A instituição recebeu do Ministério da Educação (MEC) conceito 5, a nota máxima na avaliação entre as universidades do Brasil em 2009.[5]

Incubadora tecnológica[editar | editar código-fonte]

A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) é a gestora de duas Incubadoras: a Incubadora Tecnológica Univap e a Incubadora tecnológica UNIVAP REVAP. O [SEBRAE São Paulo]], a Petrobrás, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) são parceiros das incubadoras.[6][3] A Incubadora Tecnológica Univap foi inaugurada em 1997, e a incubadora UNIVAP REVAP foi inaugurada em 2000. As incubadoras dispõem de espaço físico, acesso à internet, consultoria e segurança para microempresas e empreendedores de tecnologia desenvolverem suas atividades subsidiadas por ações de treinamentos e orientação empresarial.[6][3]

Parque tecnológico[editar | editar código-fonte]

Parque Tecnológico Univap

Em 2005, a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), fundação comunitária de direito público privado inaugurou o Parque Tecnológico Univap. O Parque Tecnológico Univap possui salas e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D), e espaços empresariais para o desenvolvimento de negócios e projetos científicos e tecnológicos. O Parque oferece às micro, pequenas e médias empresas espaços para instalações, infraestrutura e projetos de parceria para a consecução de suas atividades empresariais de pesquisa, desenvolvimento, engenharia e inovação.[6] FAPESP[6] No Parque tecnológico estão instalados cinco Centros de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) nas áreas Desenvolvimento e Consultoria de Software; Tecnologia da Informação; Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, Automoção e Mecânica; Sistemas de Treinamento presencial e a distância; Engenharia Elétrica/Eletrônica; Sensores para Satélites; Engenharia Consultiva; Diagnóstico Clínico; Engenharia para os segmentos farmacêuticos; e, Engenharia Biomédica.[6][9]

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Observatório da Univap

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento- IP&D da UNIVAP é um instituto de programas e projetos de pesquisa e desenvolvimento, ensino de pós-graduação stricto sensu, assessoria técnica científica e prestação de serviço à comunidade.[10]

Colégios[editar | editar código-fonte]

Unidade Univap Aquárius - São José dos Campos, oferece os cursos fundamental I e II, médio e médio período integral. Unidade Univap Centro - São José dos Campos, oferece os cursos médio concomitante com técnico e Técnico. Unidade Univap Villa Branca – Jacareí, oferece os cursos cursos fundamental I e II, médio. A partir de 2013 os colégios fecharam contrato com a Editora Poliedro e conta com material renomado em todas as unidades, do fundamental ao ensino médio. Os alunos de todas as unidades dos colégios Univap, além de contarem com material de qualidade, contam também com benefícios da Editora adquirido pelo colégio, como simulados bimestrais, acesso ao portal on-line com divulgação de notas, simulados, gabaritos (pós-provas), grande acervo de obras literárias, exercícios extras e resoluções de exercícios, caso o aluno tenha dúvidas. As primeiras turmas a se formarem com material Poliedro são as de 2016 e as expectativa é grande, já que, além de serem promessas, provarão também a qualidade do ensino e material ingressando em universidades de ponta.

Graduação[editar | editar código-fonte]

Faculdades

Cursos oferecidos: Licenciatura em Artes Visuais, Matemática, Química, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Geografia, Pedagogia e Letras. Bacharelado em Ciências Biológicas, Educação Física e Química.

Cursos oferecidos: Arquitetura e Urbanismo. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Ciência da Computação Engenharia Aeronáutica e Espaço, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica e Engenharia Química.

Cursos oferecidos: Biomedicina, Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Cursos oferecidos: Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Design e Moda, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Turismo.

Curso oferecido: Direito

Pós-graduação[editar | editar código-fonte]

Stricto Sensu

Mestrado

  • Ciências Biológicas
  • Engenharia Biomédica
  • Física e Astronomia
  • Planejamento Urbano e Regional
  • Profissional em Bioengenharia
  • Profissional em Processamento de Materiais e Catálise

Doutorado

  • Engenharia Biomédica
  • Física e Astronomia
  • Planejamento Urbano e Regional

Lato Sensu

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «"Unitau e Univap realizam vestibulares em três cidades neste domingo"». G1. Consultado em 02 de Outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «"Universidade do Vale do Paraíba"». Folha de S.Paulo. Consultado em 02 de Outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. a b c «"Universidade cria parque tecnológico no Vale do Paraíba"». Universia. Consultado em 02 de Outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «"Parque Tecnológico da Univap"». SJC. Consultado em 02 de Outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. a b «"UNIVAP de Campos do Jordão abre novos cursos para o Ensino Superior, Médio,Técnico e Profissionalizante"». UOL. Consultado em 02 de Outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. a b c d e f «"Dr. Julio Aparecido Costa"». Vale Jornal. Consultado em 02 de Outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda) Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "Noticia" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "Noticia" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "Noticia" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "Noticia" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "Noticia" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  7. «Auditórios -Univap - Universidade do Vale do Paraíba». Univap. Consultado em 9 de janeiro de 2017 
  8. «"Período atrai as Universidades"». Folha de S.Paulo. Consultado em 17 de Setembro de 2014 
  9. «"Prefeito Nevoeiro Junior e equipe visitam Parque Tecnológico em São José dos Campos"». Fapesp. Consultado em 03 de Outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  10. «"Inscrições para Pós na Univap"». Fapesp. Consultado em 03 de Outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]